
Eu, quando descobri o Atados, fiquei bem surpresa. Por dois motivos: eles estavam fazendo exatamente o que eu planejava fazer antes de iniciar esse portal; e outro, eles estavam fazendo isso muito bem. Desde então, por acreditar no trabalho que eles exercem, apoio – da maneira que posso – a iniciativa e também utilizo a plataforma, que já me deu bons resultados. Volta e meia, acabo cruzando com seus idealizadores, seja aqui em Curitiba ou nos eventos do setor.
Deixa eu explicar, o Atados é uma rede social de voluntariado. Ou melhor, era. Até o momento, a plataforma era uma coletânea de vagas de voluntariado das mais diversas formas, em 3 diferentes cidades, com inúmeras causas, para todos os perfis de pessoas, com pouco ou muito tempo livre. Como o próprio nome já diz, eles juntam gente boa para se atar a um gesto voluntário.
Hoje eles estão relançando a sua plataforma, que se transforma em uma grande rede de atores sociais que atuam na gestão e capacitação, tanto de pessoas quanto de organizações.
Após pouco mais de 1 ano atuando no Terceiro Setor e ultrapassados os 17.000 usuários e 200 ONG’s cadastradas, o Atados, que nasceu como aquela rede social, amadurece sua estrutura interna, contando com 13 contratados e diversos voluntários. A ONG se divide em cinco grandes áreas: Relacionamento com ONGs, Voluntariado Corporativo, Formação e Capacitação, Parcerias e Comunicação.
“É um modo de conseguir estar mais em campo, mais próximos às ONGs e entender essas organizações, sentindo de perto quais suas reais demandas e, também, oportunidades”, diz Luis Henrique Madaleno, um dos fundadores da ONG.
Além do seu foco no Terceiro Setor, o Atados também buscou outras fontes de recursos, por isso também conta com uma área de Voluntariado Corporativo, que j;a atende empresas como Boehringer-Ingelheim, Fundação Telefônica, Accor, Porto Seguro, Tecnisa e Ambev.
“O nosso trabalho é sempre com pessoas, pois acreditamos que a mudança está dentro de cada pessoa com que trabalhamos. Há uma flexibilidade, pois desenhamos cada projeto de acordo com as demandas das empresas, tendo como premissa o desenvolvimento das ONGs que apoiamos”, complementa André Cervi, fundador e responsável pela área de Voluntariado Corporativo.
Daniel Morais Assunção ressalta a importância do setor de Parcerias que o Atados também desenvolve:
“Acreditamos no poder transformador das pessoas e das organizações. Por isso, estamos articulando diversos tipos de parcerias, que vão desde o FICAS (para promover a formação de gestores de organizações), o Juntos.com.vc (crowdfunding para levantar recursos para as ONGs), empresas juniores de consultoria de faculdades, e o Greentee (fabricação e doação de camisetas). Esperamos fortalecer o ecossistema das organizações sociais por meio desses tipos de parcerias”.
Eu acredito que, principalmente essa questão de parcerias é de extrema impontância para o setor e para aceleração do seu impacto na sociedade, área que vemos que ainda estamos engatinhando aqui no Brasil. Esse assunto também foi muito comentado no Congresso GIFE, do qual participamos, assim como o Atados, que fez uma ação super bacana para interagir com os participantes, divulgar uma vaga de voluntariado e chamar a atenção para a sua marca.

Sobre o Atados
O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações sociais, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações sociais e transformam pessoas e comunidades.
Contato geral
contato@atados.com.br
(11) 9 8270-0700 – Daniel
Imprensa
comunicacao@atados.com.br
(11) 9 7603-2730 – Carina