
A Chivas Regal acaba de lançar, pelo segundo ano consecutivo, o “The Venture”, uma iniciativa que visa apoiar empreendedores sociais de todo o mundo.
Com cerca de 1 milhão de USD disponíveis para apoiar as iniciativas vencedoras, o concurso é aberto a qualquer startup com fins lucrativos, ou empresa em fase de crescimento, que pretenda criar valor, tanto financeiro como social, através de um modelo de negócio que resolva ou diminua um problema social ou ambiental.
No ano passado, e a título de exemplo, uma das empresas finalistas foi uma empresa mexicana, a “Échale! A Tu Casa”, uma solução que visa criar habitações para as pessoas marginalizadas, através de um serviço integral que permite que as próprias pessoas criem o seu material de construção e assim desenvolvam a sua própria casa.
Outro exemplo é o caso de uma empresa colombiana, cujo objetivo era o de transformar resíduos em mobiliário sofisticado.

As inscrições estão abertas até ao dia 1 de dezembro deste ano e o finalista será escolhido por um júri diversificado, composto por experts em empreendedorismo e inovação social nacionais.
O vencedor do concurso no Brasil participará numa Semana Aceleradora, juntamente com os finalistas dos restantes 27 países concorrentes. Posteriormente, poderá ainda participar no evento final global, onde poderá apresentar-se a um painel global de experts, concorrendo assim a parte do fundo de 1 milhão de USD.
Apenas uma startup de cada país terá a possibilidade de se tornar finalista a nível mundial e de ter a oportunidade de ganhar uma parte do prémio final.
Todos os finalistas locais irão ter a possibilidade de participar no “The Ventures Accelerator Week”, onde irão receber consultoria empresarial, bem como orientação de alguns dos mais influentes nomes do setor. Para além disso, cada finalista verá a sua startup atingir uma exposição a nível global.
Para se inscrever, basta entrar no “The Venture”, em https://www.theventure.com/pt, e apresentar a respectiva candidatura.
Como salvar o mundo
Para perceber a trajetória do movimento “empreendedorismo social” e para poder acompanhar a viagem do vencedor do ano passado, a Chivas, em parceria com o documentarista Ben Addleman, lançou a série “Como salvar o mundo (e ficar rico tentando)”.
Com cinco episódios, esta série pretende revelar as forças que movem o empreendedorismo social, bem como as oportunidades económicas para startups dispostas a investir na promoção de mudanças. Confira a série aqui.