
Chegamos ao Outubro Rosa, movimento realizado no mundo inteiro pela prevenção e conscientização do câncer de mama. A ideia é orientar mulheres com mais de 40 anos a procurarem o exame que detecta nódulos cancerígenos e, dessa maneira, quanto mais cedo detectado, mais fácil o tratamento.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano.
A campanha já ganhou até música temática, confira aqui.
Quer saber mais? Listamos alguns sites especializados. Confira:
INCA – Instituto Nacional do Câncer
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Ele é responsável por pesquisas, redes de orientação e contam com ótimos aparelhos e serviços. Mais informações podem ser obtidas no site do INCA.
Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa é uma organização social que trabalha com a divulgação sobre a detecção precoce e combate ao câncer de mama. No site da organização, o leitor encontra informações, apoio e suporte emocional por meio do compartilhamento de histórias de sucesso, além de artigos de especialistas. Uma espécie de “porto seguro” para aqueles que se defrontam com o diagnóstico de câncer de mama em sua vida ou na de alguém próximo.
Confira mais no site.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1990 com o uso do laço rosa. A medida foi tomando proporções maiores, diante da necessidade de divulgar o câncer de mama e o tratamento. Hoje são iluminados de rosa vários pontos turísticos, além de uma forte campanha nas redes sociais e na sociedade como um todo.
Veja mais no site e participe.
Químio e Mulher
A página foi criada pela designer Luanna Abreu durante seu processo de quimioterapia. De acordo com a descrição da página, o objetivo é dar “dicas de saúde, arte, receitas, amarrações de lenços, como passar por esse momento tão delicado da nossa vida de uma forma mais leve e feliz!”
Hoje ela divulga o cabelo crescendo e como superou isso tudo. Acompanhe!