O diagnóstico do câncer muda muita coisa. Muda os pensamentos, muda o olhar sobre si mesma e cria incertezas. Além disso, existe algo que parece pequeno para alguns, mas que merece muita atenção nesse processo: a autoestima.
Sob o olhar da jornalista Bruna Monteiro, surgiu o “Além da Cura”. O projeto busca inspiração, conscientização e valorização da mulher durante o tratamento do câncer.
Meu primeiro contato com o com o câncer foi quando um amigo meu de infância disse que estava com a doença. Eu não sabia o que fazer,
lembrou Bruna Monteiro.
Prestes a se formar em jornalismo, ela resolveu mergulhar nesse universo. Ela escreveu o livro “O Peso do Vento”, onde entrevistou 4 mulheres em tratamento. Um dos maiores aprendizados veio através de uma delas, Annie Dantas:
A primeira vez que me maquiei foi a primeira vez que me achei bonita durante o tratamento. Porque autoestima está dentro de você e coisas de fora podem te ajudar a dar aquele estado na sua vida. Porque autoestima não é só maquiagem e cabelo, é a forma como as pessoas nos veem e a forma como queremos ser vistas. Eu acredito que esse projeto pode fazer as mulheres buscarem o que têm dentro de si para ficar melhor.
Sobre o documentário
O objetivo do documentário Além da Cura é entrevistar cerca de 200 mulheres com câncer, ao redor do mundo, entre maio de 2016 a maio de 2017, para ouvir depoimentos de mulheres e suas experiências, a importância da autoestima e beleza, o que lhe inspiram a continuar a luta pela vida e sua relação com as famílias.
Vídeos também estão sendo postados nas redes sociais no formato de websérie. O projeto já foi iniciado e conta com um site, lançado no começo de outubro. O projeto será dirigido por Bruna, com parceria do artista plástico Victor Maristane.
Financiamento coletivo
O projeto está desenvolvendo um financiamento coletivo para conseguir tirar as ideias do papel. As pessoas interessadas em doar, poderão acessar o site oficial do projeto. Outras informações podem ser obtidas na Fanpage Além da Cura.