
No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial Humanitário, data criada para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que morreram em suas missões. O dia foi escolhido por causa do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, morto em um ataque no Iraque, em 2003.
Uma das formas que a ONU encontrou de homenagear esses trabalhadores humanitários e sobreviventes de crises ao redor do mundo é pegando o seu perfil das redes sociais emprestado por um dia para contar as histórias desses valentes.
Os jovens de hoje podem não ter o dinheiro para doar, mas têm seus seguidores. É isso que estamos pedindo, que ajudem essas histórias a serem contadas e ouvidas,
disse Alexandra Eurdolian, chefe das mídias sociais do OCHA, ao site Mashable.
Ao se inscrever, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) irá postar as histórias de sobrevivência e ativismo com #ShareHumanity.
Entre as pessoas que adotaram a campanha, está a Nobel da Paz Malala e o jogador Kaká :
My name is Nuri Sherpa. Thank you for giving me the opportunity to tell my story. pic.twitter.com/9KNbvqzVwD
— Kaka (@KAKA) August 12, 2015
A ONU e suas agências parceiras esperam ajudar 80 milhões de pessoas em situações vulneráveis este ano, e precisa de US$ 20 bilhões para isso. A campanha é um jeito de conscientizar sobre o tamanho das crises globais.
Quer ajudar doando suas redes? Vá em www.worldhumanitarianday.org e se inscreva. Por medidas de segurança, para que eles postem o conteúdo por você, é preciso que você copie e cole o conteúdo dentro de algumas caixas – a história estará dividida em algumas postagens, mas não desanime.
Fonte: O Globo