Ao participar de uma ação em comunidades litorâneas do Paraná, a advogada Lorayne Claudino percebeu que a saúde bucal das pessoas da região estava comprometida e algo deveria ser feito. Disso surgiu o projeto Barco Sorriso, com a ideia de fazer atendimento odontológico de forma voluntária às pessoas que residem em regiões de difícil acesso no litoral do Paraná.
Ela contou, inicialmente, com a ajuda de alguns amigos dentistas, mas logo o projeto deslanchou e ganhou os mares do Paraná. Com início em novembro de 2013, o projeto está hoje conhecido e ganha força.
Duas ações já foram realizadas em alguns lugares, inicialmente monitorando e fazendo os primeiros reconhecimentos da região. Agora, nos dias 3 e 4 de agosto, eles partem com 40 voluntários para desenvolver tratamentos mais completos, mesmo comprometidos com as esterilização e a falta de local adequado. Além de dentistas, partem veterinários, sociólogos e psicólogos, para avaliar as dificuldades do local.
A ideia é fazer um trabalho que não interfira na cultura, nos costumes e nas tradições locais. Querem avaliar e ajudar a manter tudo isso, colaborando com o desenvolvimento saudável. Detalhe: com um sorriso lindo demais!
Quer ajudar?
Você pode participar como voluntário, mas também pode doar materiais odontológicos e dinheiro para que o projeto se realize. Basta acessar a página no facebook e entrar em contato via inbox. Eles vão adorar!
https://www.youtube.com/watch?v=MFg6ia93CMw