Monitorar e participar do que acontece ao nosso redor é importante para melhorar o mundo em que vivemos. Por isso, selecionamos algumas dicas de como acompanhar as eleições e votar bem.
Voto x Veto
De acordo com a explicação do projeto, o Voto x Veto é o aplicativo mais simples e prático para ajudar eleitores a decidirem seu voto nas eleições de 2014. Você pode votar e vetar propostas retiradas diretamente dos planos de governos apresentados ao TSE e criar um ranking com os candidatos que mais se aproximam do perfil que você busca em um presidente da República.
O Voto x Veto também é ideal para avaliar candidatos de maneira imparcial, já que você avalia as propostas em um teste cego, só sabendo quem é o dono dela após votar.
O aplicativo também é ótimo para candidatos, já que ajuda a tornar as campanhas mais baratas e com condições mais iguais. O objetivo é que todos tenham condições iguais de expor suas ideias, independente de recursos de campanha ou tempo de TV.
Conheça mais o aplicativo aqui.
Eleições Limpas
Esse projeto é uma continuação do Ficha Limpa. As denúncias são por mudanças e melhoras rápidas para o país. E como isso? Com sua assinatura. Entenda:
“Se pararmos para pensar um pouco vamos perceber que a baixa qualidade do transporte público, a crescente violência urbana, a deficiência na educação, a precariedade da saúde publica, a carência de esporte e lazer para a juventude e a falta de terra para os trabalhadores que precisam são alguns dos inúmeros problemas sociais que o povo brasileiro sofre há muito tempo.
Por que tais problemas nunca são resolvidos? Porque a solução deles depende da aprovação de muitas reformas como a reforma urbana, a reforma agrária, a reforma tributária e a reforma política. Todas elas precisam ser aprovadas no Congresso.
Mas o Congresso Nacional do Brasil impede que tais reformas sejam aprovadas. Isto porque ele representa os interesses da minoria da sociedade, assim, as necessidades da maior parte da população nunca são atendidas.
O projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas apresenta um sistema de representação política mais identificado com a maior parte da sociedade.
Veja abaixo os quatro principais pontos de nossa proposta:
- Afastamento definitivo do dinheiro de empresas das eleições;
- Igualdade entre homens e mulheres;
- Eleições proporcionais em dois turnos;
- Participação soberana do povo em decisões nacionais;
- Seu voto elege apenas o candidato em quem você votou.”
Acesse o site e fique por dentro.
Não viu a primeira parte? Acesse aqui e conheça outras formas de ficar de olho nessa eleição.