Hoje é a terceira postagem da série de artigos sobre cada um dos R’s da sustentabilidade, proposto pelo Instituto Akatu – organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.
Os 8 R’s são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.
São 8 semanas de postagem, cada semana vamos postar 1 artigo que irá emitir a nossa opinião a respeito de uma teoria que em si é muito bonita, mas na prática ainda não vemos com frequência.
No episódio de hoje dos 8 R’s da sustentabilidade, vamos falar sobre REUTILIZAR!
Reutilizar. Usar outra vez, independente da forma ou função. Diferente de reciclar, que seria utilizar o produto apenas como matéria-prima.
Reutilizar as coisas é uma atitude muito difícil pra gente, pessoas com recursos financeiros suficientes para descartar um produto e adquirir um novo assim que sai uma lasca, perde a cor, enjoa. Porém, esquecemos que tem uma maioria lá fora que faz o impensável, às vezes com o mínimo, como um clips. E não estou falando do Magaiver, mas daqueles artesãos de rua que escrevem seu nome com um pedaço de arame.
Por isso convido vocês a refletirem. Primeiro sobre quais produtos são possíveis reduzir na sua vida, e, daqueles que ficam, daquelas embalagens que poderiam ir para o lixo, o que pode ser reutilizável? A lata do Nescau pode guardar caneta. O pote de café solúvel pode guardar outros alimentos. O livro lido e usado pode ir para outras pessoas que ainda não adquiriram aquele conhecimento. As garrafas pet podem fazer um puff (eu nunca fiz, mas tem gente que faz).
E para começarmos a termos essas atitudes (que são só 8) não é preciso mover mundos e fundos. É uma mudança de hábito. É sair da zona de conforto e repensar sobre seus atos. É também necessário um pouco de imaginação, às vezes tempo. Mas se você acredita não estar apto para reutilizar seus materiais de consumo (duvido) que tal conversar com as pessoas para ver quem poderia ter interesse?
Sempre tem um conhecido com ideias bacanudas de como reutilizar algo. Ou mesmo pesquisar na web – tem bastante coisa – para encontrar ideias e desenvolver outros produtos criativos, diferentes e únicos. Uma coisa meio exclusiva, sabe?
Alguns outros exemplos simples de reutilização são:
- a utilização de pilhas recarregáveis;
- a utilização de todo o tipo de produtos não descartáveis, para usar mais de uma vez;
- a doação de brinquedos ou roupas que já não utilize a entidades de caridade ou a amigos, família, vizinhos e outros;
- consertar um móvel velho, ao invés de jogar fora;
- reutilizar água da chuva ou da máquina para lavar embalagens para reciclagem ou limpar o chão.
Há inúmeras maneiras de reutilizar objetos e assim diminuir o consumo de novos bens, mas nenhum dele combina com a preguiça e a falta de boa vontade.
Mas se você já reutiliza produtos, conta pra gente o que costuma fazer com eles e abasteça a gente com ideias!
E continue acompanhando a nossa série sobre os 8 R’s da sustentabilidade.