Hoje é a quinta postagem da série de artigos sobre cada um dos R’s da sustentabilidade, proposto pelo Instituto Akatu – organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.
Os 8 R’s são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.
São 8 semanas de postagem, cada semana postamos 1 artigo que irá emitir a nossa opinião a respeito de uma teoria que em si é muito bonita, mas na prática ainda não vemos com frequência.
No episódio de hoje dos 8 R’s da sustentabilidade, vamos falar sobre RESPEITAR!
“Respeito é bom e todo mundo gosta”, já diz a sabedoria popular.
Até me pergunto a necessidade de escrever esse artigo, tão óbvio. A resposta? Na minha janela, no caminho ao mercado, na tela da minha televisão, na timeline do meu Facebook. Alguém, por acaso, ainda lembra o que significa respeito?
Do latim respectus, que significa “olhar para trás“. A ideia é de algo que merece um segundo olhar e que tem qualidades que levam a uma atitude de consideração, reverência e gratidão.
Respeitar alguém, ou algo, é demonstrar um sentimento de estima para com esse alguém ou algo. Traduz-se também em consideração pelas suas qualidades reais ou por uma norma, por exemplo, respeitar pai e mãe é um dever de todos, não importando quem são eles, pois eles, de alguma forma, nos possibilitaram existir.
Algumas culturas possuem morais específicas de respeito fundamental, como, acredito eu, a questão religiosa aqui no Brasil. Somos um país enorme com diversas crenças (27, segundo pesquisa do IBGE em 2010). Se ainda não temos casos extremistas – como homens-bomba – relacionados à religião é por que deve ter gente respeitando a crença do outro, do vizinho de porta, do companheiro de trabalho.
É importante entender a diferença entre respeito e tolerância. A tolerância é passiva, o respeito é ativo. A tolerância não está ligada necessariamente a sentimentos positivos. O respeito implica, em sua maioria, ser digno de.
Respeitar também pode ser sinônimo de:
- considerar importante (“eu respeito/honro os meus compromissos”);
- subordinação (“eu respeito as regras”);
- deixar de prejudicar (“eu respeito o meio ambiente/as tradições”);
- não perturbar (“eu respeito o aviso de silêncio”).
Aposto que com essa lista de significados a identificação com o conceito de respeito foi rápida, né? E aí, você está respeitando o mundo em que nós vivemos?
“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.” – Albert Schweitzer