Nos últimos meses procurei entender o que faz uma campanha de financiamento coletivo ter sucesso. E acabei surpreendido pelos erros cometidos pelas pessoas que querem lançar um projeto sem ao menos estudar a captação de recursos através de uma campanha de financiamento coletivo, ou crowdfunding.
O caminho mais fácil nem sempre é o melhor. Cada vez mais empreendedores sociais estão buscando o financiamento coletivo como alternativa, porém poucos sabem dos riscos que é executar uma campanha de captação de recursos na internet sem estar preparado com uma equipe comprometida e uma boa estratégia de comunicação.
E por isso, estou listando 7 dicas para que você consiga obter sucesso, ou, recuar e planejar melhor a sua campanha de captação de recursos através de crowdfunding sem cometer os erros comuns que levam o financiamento coletivo ao fracasso.
1. Não se iluda com os “cases”
Não queira comparar o seu projeto com grandes cases de sucesso. As campanhas que arrecadam muito dinheiro são de organizações populares ou de pessoas muito influentes.
Ou seja, ser influente é ter portas abertas para muitas coisas, inclusive, com assessorias de imprensa, veículos (rádio, TV e jornal), empresas e formadores de opinião.
Tudo isso faz você aumentar a sua base de fãs e a probabilidade da campanha ter sucesso será maior.
2. Quantidade não é qualidade
Como diz o ditado: é nos momentos difíceis que descobrimos quem são nossos verdadeiros amigos, não é? Na captação de recursos é exatamente igual, pois captar recursos é trabalhar muito para obter sucesso e contar com a ajuda de pessoas comprometidas próximas a você.
Selecionar captador de recursos é como realizar uma entrevista de emprego, você tem que ter certeza que ele será um bom profissional. Procure entender os pontos fortes e fracos de sua equipe e direcione elas dentro das qualidades que podem ajudar.
E deixe muito claro, serão dias intensos de captação de recursos.
3. Não conte com a popularidade da plataforma
Algum dia você sonhou com o Silvio Santos e acordou com uma baita vontade de doar dinheiro? Ma Oeee, quem quer dinheiro?! Entrou no site, procurou algum projeto legal e doou?
Saiba que você está concorrendo com muita gente. As pessoas que acessam estas plataformas já sabem o que querem, cerca de 99% delas foram impactadas pela comunicação dos projetos que elas vão apoiar antes de chegar lá. A popularidade da plataforma não é fator decisivo para o sucesso da sua campanha.
Tem quem diga que o apoiador deve ser impactado pelo menos 7 vezes para chegar a efetivar a doação.
4. A plataforma não é assessoria de imprensa
É comum achar que ter uma campanha numa plataforma popular, o seu projeto passará a ser divulgado nos principais meios de comunicação online. Mas esse é um grande erro para quem nunca fez uma campanha.
Não há espaço para todos, pois são centenas de projetos em andamento no Brasil.
Entre as plataformas de financiamento coletivo destacarem um projeto de R$ 20.000,00 de uma organização regional que poucos conhecem e divulgar um projeto de R$ 200.000,00 de uma organização nacional que muitos conhecem, qual você acha que elas vão divulgar e por quê?
Simples, quanto mais dinheiro elas arrecadarem, mais dinheiro elas ganham. Ou, mais visibilidade (pois há plataformas que não cobram comissão). Elas procuram destacar pessoas influentes ou grandes projetos para atrair novas campanhas para suas plataformas, pois também precisam de recursos, já que são empresas e isso significa que têm custos.
A plataforma é um meio eficiente para captar recursos, e que, operacionalmente, o sucesso da sua campanha depende somente de você e de sua equipe.
5. Não liderar sua equipe
Liderar dá trabalho. Mas liderar é fundamental para o sucesso do seu projeto. É injetar doses diárias de motivação, é desenvolver estratégias e ações para mobilizar mais pessoas, é envolver a sua equipe emocionalmente ao ponto dela se esforçar ao máximo pelo sucesso do projeto.
A sua equipe está motivada para engajar cada vez mais pessoas para colaborar?
6. Não ter um discurso encantador
Muitas campanhas de captação de recursos possuem apresentações com poucos detalhes, sem vídeos e imagens.
Procure apresentar o seu projeto como se estivesse contando uma história emocionante, encante as pessoas, deixe-as com os olhos cheios de lágrimas ou muito empolgadas com a ideia.
Mas não exagere nos detalhes, conte o suficiente para a pessoa compreender o que é o projeto, mas que não desista de terminar de ler no meio do caminho.
Também não economize nas fotos e vídeos. Estes materiais são muito ricos, prendem a atenção do usuário e trazem detalhes que os textos não falam.
Algumas plataformas oferecem assessoria na produção destes discursos, use sem moderação!
7. Não ter uma estratégia de comunicação
Por mais que o financiamento coletivo seja no meio digital, não é o único meio em que você deve atuar. Existem diversas formas de divulgar sua campanha de crowdfunding, confira abaixo:
- mobilize grupos no Facebook e WhatsApp;
- crie parceria com pessoas ou organizações influentes;
- seja muito criativo nas recompensas;
- faça parceria com veículos de comunicação;
- seja transparente e informe diariamente o andamento do projeto;
- esteja presente e ativo com website, e-mail marketing e redes sociais;
- tenha materiais sobre o projeto como: apresentações, flyer, folder e banner;
- direcione e mobilize sua equipe em todas as ações;
- participe de eventos relacionados e faça network.
Isso é uma visão geral das coisas com que você deve se preocupar.
Financiamento coletivo depende de muita dedicação para ter sucesso, seja em liderar, ou em se envolver. Mas você não está sozinho nesse mercado, existem assessorias das próprias plataformas, profissionais e empresas especializadas que podem te ajudar a chegar mais próximo do seu objetivo.
Boa sorte!