Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não violência, na sua luta pela independência da Índia, em 1947.
Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano, se algumas gotas são sujas, isso não torna o oceano sujo.
[highlight]Veja também: Precisamos de ações baseadas na filosofia de não violência de Gandhi[/highlight]
Muitos de suas célebres frases são constantemente lembradas quando se quer tratar o assunto da transformação social. Confira então uma seleção de 10 lições de Gandhi para transformar o mundo:
#1 – Mude a si mesmo
Se você muda a si mesmo, você mudará o mundo. Se você muda o seu jeito de pensar, então você mudará o jeito de você se sente e quais ações você toma. Aí, o mundo ao seu redor também muda.
#2 – Você está no controle
“Ninguém pode me ferir sem a minha permissão”.
Você pode escolher os seus pensamentos, reações e emoção para a maioria das coisas.
#3 – Perdoe e deixe passar
“O fraco não pode perdoar. A capacidade de perdoar é um atributo dos fortes.”
Se você não consegue perdoar, acaba deixando o passado tomar conta do seu presente. Exercendo o perdão, você se liberta desses laços e pode voltar seu foco para o agora.
“No olho por olho, o mundo vai acabar cego”.
#4 – Se você não agir, não irá a lugar nenhum
Sem ter ação, pouco irá acontecer. Entretanto, essa ação pode ser difícil e dura. É preciso ser resistente.
E assim você pode recorrer a pregação, como diz Gandhi. Ou ler e estudar incessantemente. E sentindo como se você estivesse se movendo para a frente. Mas a obtenção de resultados práticos pouco ou nenhum na vida real.
#5 – Cuide do momento presente
“Eu não quero prever o futuro. Estou preocupado em cuidar do presente. Deus não me deu controle sobre o momento seguinte.”
A melhor maneira para superar a resistência interna, que muitas vezes nos impede de agir, é permanecer no presente, tanto quanto possível, e aceitá-lo.
#6 – Somos todos seres humanos
Quando você começa a criar mitos sobre as pessoas – mesmo que possam ter produzido resultados extraordinários – você corre o risco de se desligar delas. Você pode começar a sentir que não é capaz de alcançar coisas semelhantes, porque eles são muito diferentes. Portanto, é importante ter em mente que todo mundo é apenas um ser humano, não importa quem eles são.
Somos todos humanos e propensos a cometer erros. Mantendo as pessoas em padrões irracionais só vai criar mais conflitos desnecessários no seu mundo e negatividade dentro de você.
É importante lembrar disso para evitar cair no hábito bastante inútil de culpar-se pelos erros que cometeu. E ser capaz de ver o seu erro com clareza, entender onde você errou e aprender com ele. E, em seguida, tentar novamente.
#7 – Persista
“Primeiro eles te ignoram, depois ele riem de você, depois eles lutam contra você, e aí, você vence.”
Seja persistente. Com o tempo, a oposição ao seu redor vai desaparecer. Encontre o que você realmente gosta de fazer. E você encontrará a motivação para continuar fazendo, sempre.
Uma das razões das pessoas não conseguirem o que querem é por que elas desistem muito cedo. O tempo que pensamos que é preciso para alcançarmos nossas metas não é exatamente o mesmo tempo que realmente leva.
#8 – Veja a bondade nas pessoas e ajude-as
“Suponho que a liderança, uma vez, significou músculos, mas hoje, significa ficar junto com as pessoas.”
Quando você vê o lado bom das pessoas, torna-se mais fácil de motivar-se para estar a serviço delas. Por estar a serviço de outras pessoas, dando valor a elas, não é só a vida delas que melhora.
Com o tempo você tende a receber o que você dá. E as pessoas que você ajuda podem se sentir mais inclinados a ajudar outras pessoas. E assim, juntos, criar uma espiral ascendente de mudança positiva que cresce e se torna mais forte.
#9 – Seja autêntico, seja você mesmo
“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia. ”
Uma das melhores dicas para melhorar suas habilidades sociais é comportar-se de maneira congruente e comunicar-se de forma autêntica. E é muito bom quando seus pensamentos, palavras e ações estão alinhados. Você se sente poderoso e bem consigo mesmo.
#10 – Continue a crescer e a evoluir
Você pode sempre melhorar suas habilidades, hábitos ou reavaliar suas avaliações. Você pode ganhar uma compreensão mais profunda de si mesmo e do mundo.
Claro, você pode ver como se não soubesse o que está fazendo de vez em quando. Mas se você não fizer isso, então você vai, como diz Gandhi, dirigir-se a uma posição falsa de si mesmo. Escolher crescer e evoluir é um caminho mais feliz e mais útil para se seguir.
Colocando essas ideias em práticas estaremos um passo à frente para o mundo que queremos. Que tal começar hoje?