Idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”, o Dia das Boas Ações (Good Deeds Day) teve seu primeiro movimento em 2007 em Israel através da organização não governamental Ruach Tova.
Mas o que é exatamente o Dia das Boas Ações?
É um dia em que a população se engaja para fazer um bom ato, como revitalizar uma praça, ajudar a reformar uma escola, passar um dia com crianças carentes, distribuir alimentos, dar uma aula gratuita, fazer o dia de alguém especial. Ou seja, é você tirar o dia para pensar no próximo e fazer o bem. É fazer filantropia neste dia especial, como doar seu tempo, ou conhecimento, ou influência, ou ajuda financeira.
Eu acredito que se as pessoas pensarem no bem, falarem o bem e fizerem o bem, o círculo de solidariedade irá crescer no mundo. – Shari Arison
No primeiro ano, foram 130 projetos inscritos e 7 mil voluntários reunidos em Israel. Logo no segundo ano outros países se engajaram ao movimento e o resultado de 2015 foi 11 mil projetos e 930 mil voluntários em 70 países.
O Dia das Boas Ações é um dia global que une pessoas de 93 países para fazer boas ações em benefício dos outros e do planeta
Desde 2007, milhões de pessoas de milhares de empresas e organizações unem forças todos os anos para atuar como voluntários e fazer o bem. Grandes parceiros da mídia, figuras de liderança e celebridades como a ABC Network Studios NYC, a NASDAQ, o Papa Francisco e muitos outros já participaram.
É realizado no Brasil pelo Atados e produzido pela Muda Cultural. Em sua terceira edição no País, o Dia das Boas Ações irá marcar a abertura de ações sociais que acontecerão entre os dias 15/04/2018 até o dia 22/04/2018. Veja como foi em 2017:
Dia das Boas Ações 2018
Além de apoiar boas ações, no dia 15 de Abril acontecerá uma grande celebração no Rio de Janeiro e em São Paulo, com presença de ONGs, apresentações culturais, musicais, artísticas, oficinas, palestras e muito mais.
Data: 15 de Abril
Local e horário: Rio de Janeiro – Quinta da Boa Vista: 09h às 18h
São Paulo – Parque Ibirapuera: 11h às 20h
Clique aqui e confira a programação completa.
Como posso participar do Dia das Boas Ações?
A primeira coisa é pensar qual é a sua causa e o que te comove. É o meio ambiente? Animais? Crianças e adolescentes? Idosos? Depois disso, entre no portal e veja os projetos já inscritos, por causa e região. No final, você se voluntaria no projeto que mais tem a ver com você. Além disso, você mesmo pode criar sua própria ação! Não precisa ser uma ONG para inscrever um projeto. Você e seus amigos querem fazer uma boa ação no seu bairro? Entre no portal e siga os passos de como criar um ato.
É simples! O único princípio é você querer fazer o bem. Estamos passando por tantas crises mundiais e nacionais que nossa esperança é que muitas pessoas parem pelo menos neste dia para pensar no próximo e no sentimento de solidariedade. Fazendo isso, já é um começo para que este sentimento contamine as pessoas para caminharmos para uma sociedade mais justa e equilibrada!
Já pensou em qual será sua boa ação?