O termo “orgânico” está oficialmente definido e controlado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, por sua sigla em inglês). Isso significa que, para ter a etiqueta de alimentos orgânicos na embalagem são necessários determinados padrões.
Leia também: Plataforma incentiva a criação de hortas orgânicas colaborativas
O que é um alimento orgânico?
Um alimento orgânico deve crescer sem o uso de produtos químicos nem pesticidas. Os agricultores devem usar meios naturais para controlar os insetos e as pragas. São permitidos apenas fertilizantes naturais, como o adubo orgânico.
Após a colheita, os produtos alimentares orgânicos não podem ter adição de conservantes. O termo orgânico também exclui os alimentos que foram alterados por cientistas, como a melancia sem sementes.
As metas de produção orgânica são reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente e aumentar a sustentabilidade. Sustentabilidade significa que as práticas agropecuárias são projetadas para cuidar da terra, a fim de assegurar que seja produtiva e útil por muito tempo.
Carne e produtos de origem animal orgânicos
A carne e os produtos de origem animal orgânicos devem provir de gado criado em um ambiente natural. Isto significa que os agricultores dão aos animais alimentos orgânicos, um lugar limpo e acesso ao ar livre. Os animais não são tratados com hormônios de crescimento e antibióticos, que são normalmente utilizadas no gado bovino inorgânico. As práticas agrícolas são normalmente biológicas.
Os produtos orgânicos são uma escolha melhor do que outros produtos?
Em geral, os produtos orgânicos apresentam-se como uma opção mais saudável e ecológica. Mas será que são realmente diferentes?
Nutrição
Alguns alimentos orgânicos trazem a mesma nutrição que produtos não-orgânicos, enquanto que outros podem contribuir com um valor nutricional mais elevado. Por exemplo, se bem que ainda estão realizando testes, parece que algumas frutas comuns em lojas de conveniência como a maçã podem oferecer os mesmos benefícios que as frutas orgânicas. Em contraposição, algumas frutas e legumes têm maiores quantidades de oligoelementos, devido às diferenças entre a produção agropecuária orgânica e a inorgânica.
Ingredientes artificiais
Os alimentos orgânicos e não orgânicos diferenciam-se, na realidade, em sua exposição a hormônios de crescimento, de ingredientes sintéticos e pesticidas. Embora os fertilizantes e pesticidas sejam usados comumente na indústria alimentícia, algumas pessoas temem os possíveis efeitos a longo prazo destas substâncias químicas artificiais sobre a saúde e o desenvolvimento dos seres humanos.
Embora os médicos não saibam com certeza que problemas podem causar os fertilizantes artificiais e pesticidas, comer alimentos orgânicos pode reduzir o risco de possíveis problemas de saúde.
Sabor
Uma vez que os alimentos orgânicos não têm conservantes, em geral, são comprados aos produtores locais e, portanto, tendem a estar frescos. Também não têm substâncias químicas ou aromas artificiais, que podem ter um sabor mais natural.
Ao determinar se os alimentos orgânicos são adequados para você e sua família, lembre-se que nenhum tipo de alimento ou moda passageira é uma solução mágica para a sua saúde. Ter a etiqueta de orgânico significa que foram feitas práticas agropecuárias e processamento naturais e não é uma garantia do conteúdo ou do valor nutricional.
Leia também: 4 motivos para você começar a cultivar alimentos em casa
Os benefícios da alimentação orgânica para sua saúde
É importante saber que os alimentos orgânicos não se referem apenas aos de origem vegetal, se não também, os de origem animal e seus derivados, a estes alimentos também não se emprega o uso de hormônios para o seu crescimento, nem sabor, é por isso que, no momento de ser consumido nos oferece um maior benefício para a saúde.
Os produtos orgânicos podem ser considerados uma opção mais respeitosa com o meio ambiente e a melhor opção de alimento para o ser humano, já que os mesmos não contêm o uso de produtos químicos durante a sua produção, mas também devemos estar conscientes de que representa uma alternativa um pouco mais cara. Também é importante destacar que não é uma comida sem gosto, pelo contrário; estes alimentos são saborosos, por não conter fertilizantes ou produtos químicos.
Razões para consumir produtos orgânicos
• A comida orgânica não tem um sabor diferente
• Possui melhor qualidade, sabor e cor
• Têm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes do que os produtos convencionais
• Encontram-se livres de aditivos tóxicos e químicos
• Não possuem hormônios
• São produtos que normalmente levam selos de controle (por isso inspiram maior confiança)
• Previne o aquecimento global
• O orgânico apoia a biodiversidade, responsabilidade social partilhada entre o produtor e o consumidor
Às vezes, é necessário fazer uma pausa em nossa rotina diária e analisar nossos hábitos de alimentação, para melhorar a nossa saúde e prevenir algumas doenças como a obesidade e a diabetes.
Clique aqui e leia mais artigos sobre saúde e bem estar.