Empreender e empresariar não é fácil. Desafios estão por todas as partes e todos os dias. É uma verdadeira montanha russa. Mas não é por isso que todos desistem, eles enfrentam os obstáculos e seguem de cabeça erguida acreditando que amanhã é um novo dia para recomeçar.
Empreendedorismo e moda
Hoje vamos conhecer um pouco da história da empresa O Paraíso das Damas, e se inspirar com essa “dama cheia de atitude e visão”. Isabel é uma moça muito gentil, querida e batalhadora. Seu sorriso é tão aconchegante que a todos cativa. Sua força de vontade é inspiração para outras. Seu trabalho vem ajudando muitas mulheres maduras, afinal, quem não quer “andar” na moda, estar bem de saúde e se sentir uma diva?!
Vem comigo conhecer mais uma história inspiradora!
Como nasceu a empresa “O Paraíso das Damas”?
O Paraíso das Damas nasceu da necessidade de muitas das minhas clientes serem mulheres maduras. Em 2009 escrevia em um site de moda de São Paulo chamado Estúdio Bárbara, naquela época a coluna se chamava Na Moda, Na Melhor Idade. Com o passar do tempo enxergava este público crescendo e quis mudar o nome. Queria encontrar um nome que tivesse conexão com tudo que penso com relação à palavra moda.
Em 2013 lendo o livro “A Arte da Simplicidade” da escritora francesa Dominique Loreau li em dos seus capítulos uma citação de outro escritor francês chamado Emile Zola que se intitulava” O Paraíso das Damas”. Este livro falava sobre uma casa de tecidos que existia na França no século XVIII. Quando li este nome “O Paraíso das Damas” enxerguei o nome do meu negócio. Pensei assim: “O Paraíso” sendo um lugar onde tudo que pudesse interligar consultoria de moda, beleza , comportamento, saúde e estilo de vida e ”Damas” para toda mulher que chegasse nessa faixa etária, acima dos 50 anos, que deveria se sentir e ser tratada como uma “Dama”. Sendo assim, em 2013 o nome mudou de “Na Moda, Na Melhor Idade” para ” O Paraíso das Damas”.
Quem era a Isabel com seus 20 anos de idade?
Nesta época fazia faculdade de Relações Internacionais. Sempre corri atrás do que eu acreditava. Sempre fui uma pessoa de muita iniciativa encontrando e descobrindo novos caminhos para alcançar os meus objetivos. E com 20 anos não era muito diferente, na verdade minha essência sempre foi assim, o que mudou foi a forma de enxergar as coisas e estar sempre aprendendo com os obstáculos encontrados ao longo da vida.
Nessa época, qual era seu maior sonho?
Era terminar a faculdade de Relações Internacionais, trabalhar na área e viajar o mundo.
Como foi escolher uma carreira?
Acredito que tem pessoas que já sabem realmente o que querem ou que a própria vida leva para o caminho da carreira ideal. Mas tem outras pessoas que tem que passar por diversas experiências até se encontrar profissionalmente. Por isso, escolher uma carreira nem sempre é fácil.
Qual o maior desafio em empreender?
O maior desafio é não desanimar com os obstáculos encontrados, questionar se está indo no caminho certo e mesmo com todas as barreiras e pessoas que não acreditam na sua ideia ter força de vontade e seguir em frente acreditando em todo o seu potencial .
Qual o maior benefício em gerir uma empresa?
O maior benefício é ter autonomia e fazer aquilo que você acredita. Por que quando você faz uma coisa que gosta e tem autonomia para estar sempre inovando é motivador. E a motivação é o impulso para o crescimento.
O que você diria a um jovem que deseja empreender?
Primeiro que acredite em si mesmo, que tenha muita força de vontade, seja curioso e questionador. Porque sempre irá encontrar pessoas e situações que vão fazer você se desanimar.
Como você enfrenta os períodos ruins?
Sou uma pessoa muito espiritualizada. Acredito que essa minha força interior me ajuda nos momentos difíceis.
Como busca o conhecimento?
Adoro ler. Proponho-me a ler pelo menos um livro por mês. Além disso, procuro me atualizar estudando, conhecendo e conversando com pessoas que tem histórias inspiradoras e que agreguem valor a minha vida.
O que é necessário ter e ser para empreender?
É necessário ter força de vontade para estar aberto a novos conhecimentos. E ser uma pessoa com iniciativa, persistência, coragem e equilíbrio emocional.
Quais autores e obras lhe inspiram?
Leio de tudo. Acredito que tudo está interligado e se não tiver tem como interligar tudo. Alguns deles: Dominique Loreau, André Luís, Augusto Cury, Robert T. Kiyosaki, Louise Hay, Roman Krznaric, entre outros.