O que você faz e a diferença que você faz na vida das pessoas, determina o seu posicionamento
Escolha o seu nicho como organização sem fins lucrativos e você escolhe o seu futuro. Se você não sabe o que a sua organização representa na mente das pessoas que você quer alcançar, você cairá por qualquer coisa que pareça uma oportunidade. Aqui estão algumas questões para considerar enquanto você decide qual nicho é certo para a sua organização.
1. Único
Você consegue se sobressair com o nicho que você selecionou? Não escolha um nicho que já está sobrecarregado com concorrentes, encontre um que seja único. Se você for a única no seu nicho, você atrairá muito mais pessoas no seu segmento. Escolha um nicho que seja grande o suficiente para você atender, mas que não seja tão grande a ponto de atrair um monte de imitadores.
2. Acessibilidade
Você realmente consegue achar as pessoas do seu público-alvo? Não faz sentido escolher um alvo único se você não conseguir se conectar com eles. Pode ser que você acredite que pode fazer diferença na vida de um grupo de pessoas que você identificou em uma pesquisa demográfica, mas certifique-se que você possa realmente achá-las ao vivo.
3. Substancial
Esse segmento é grande o suficiente para justificar toda a atenção que você está pondo nele? Essa é uma decisão difícil porque existem muitas causas importantes e pessoas necessitadas. O marketing de nicho ajuda a garantir que empresas sem fins lucrativos alcancem comunidades negligenciadas ao encorajar a diversificação entre as organizações. Mas se o seu alvo não é muito grande ou significativo de uma forma mensurável, será difícil atrair atenção e apoio para a sua causa.
4. Receptividade
As pessoas no seu nicho precisam ou querem o que você está oferecendo? Marketing nunca funciona bem quando você está vendendo o que você por acaso está fazendo. Ele só funciona quando você está oferecendo soluções que as pessoas realmente precisam. Descubra as necessidades das pessoas e ligue a sua mensagem às soluções para essas necessidades.
5. Credibilidade
O que você oferece soa plausível para as pessoas no segmento? A causa pode ser considerada com um problema real para elas? Você tem conhecimento específico suficiente para fazer o que você alega poder fazer? Existe um histórico em algum lugar que mostre a você como você pode resolver o problema de forma plausível? Você consegue articular o processo que você usará para atingir sucesso? As pessoas acham que o produto realmente dará certo?
6. Impacto sustentável
Você pode realmente mudar as coisas? No final das contas, a sua causa precisa fazer a diferença. Algumas das organizações que existem fazem planos a longo prazo e levantam muito dinheiro inicialmente apenas para fracassar e desaparecer porque elas não conseguiram criar sustentabilidade. Quando você não consegue demonstrar resultados, voluntários param de voluntariar, os recursos secam e os conflitos na organização aumentam. Comece com resultados claros e tangíveis em mente.
7. Apoio dos patrocinadores
Os patrocinadores ficam por trás da causa? Se o que você estiver fazendo no seu nicho é visto como um projeto pessoal excêntrico, será difícil conseguir parceiros financeiros. Para que suas idéias dêem certo, Você precisará de apoio generoso de muitas pessoas. Certifique-se que você tenha a base para apoio financeiro de forma que o trabalho seja feito. O problema é grande o suficiente para atrair pessoas que serão leais a causa e a apoiarão? Até mesmo as idéias mais importantes podem falhar se os patrocinadores não acreditarem nelas.
Marketing de nicho é o oposto de marketing de massa. Não pare apenas restringindo o seu foco a um público limitado. Mantenha o seu foco em oferecer uma variedade limitada de programas, produtos e serviços de alta qualidade.
Por fim, não expanda o número de coisas que a sua organização faz, faça o que você faz melhor. Saiba quem você é e qual é o seu nicho e conquiste aquele espaço no mercado.
Por Chris Forbes.
Tradução Débora Carvalho.
Adaptado por Nossa Causa.