Como você já sabe, julho é o mês da campanha #julhosemplastico, falamos por aqui sobre a magnitude do problema do plástico em nosso planeta.
Mas você sabe como reduzir (ou até eliminar) o consumo de plástico no seu dia a dia? Separamos algumas dicas, olha só:
Utilize sacolas retornáveis
Tenha sempre uma sacola de pano ou retornável com você, assim você não vai precisar usar sacolas de plástico com muita frequência.
Priorize compras a granel
Você pode comprar arroz, feijão, farinhas, frutas, vegetais e muito mais em lojas a granel, que os vendem em grandes recipientes, sem embalagens fracionadas. Leve de casa saquinhos de tecido e/ou potes reutilizáveis!
Evite comprar frutas embaladas em plástico
A melhor proteção para frutas e legumes é a própria casca. Nenhuma casca demora milhares de anos para se biodegradar!
Carregue seus utensílios de reuso com você
Tenha um kit lixo zero sempre com você – talheres, guardanapo de tecido,
canudo (de vidro, bambu ou inox) etc. Se você passa a maior parte do dia na rua, ter um kit desses te poupará de usar muito plástico desnecessário!
Tenha uma garrafinha de água
Ter sua própria garrafinha de água sempre a mão é uma atitude ecologicamente correta, além de financeiramente inteligente!
Utilize sacolas feitas de jornal no lixo de casa
Se você não adquirir sacolinhas de plástico, poderá utilizar jornais ou sacos de pão para forrar sua lixeira de casa para coletar o lixo seco. O orgânico pode ser facilmente compostado!
Substitua o papel filme e alumínio por embalagem de cera
Se você ainda não conhece embalagens de cera, precisa! Como um tecido, ele adere ao formato que quiser, é reutilizável (dura muito!) e biodegradável.
Utilize potes de vidro em sua cozinha
Para armazenar alimentos na geladeira, guardar os biscoitos na dispensa, levar marmita ou guardar temperos, os potinhos de vidro são as melhores opções – além de serem muito mais resistentes.
Substitua a esponja sintética pela bucha vegetal
As esponjas sintéticas demoram milhares de anos para se decompor e geram enorme impacto ambiental, enquanto as buchas vegetais são frutos
de uma planta – isso mesmo! – e, por isso, são biodegradáveis e compostáveis. Ficou fácil de escolher, né?
Utilize produtos de limpeza naturais e ecológicos
Com poucos e bons produtos, naturais e concentrados como o vinagre e o bicarbonato de sódio, você limpa sua casa e evita o consumo de muitas embalagens plásticas.
Priorize tecidos de algodão orgânico a fibras sintéticas
Os tecidos sintéticos liberam microplásticos a cada lavagem; a água
repleta de pedacinhos de plástico vai parar nos rios e mares e depois dentro das espécies marinhas. O problema vai longe! Priorize tecidos que não impactem o meio ambiente. Os tecidos de algodão orgânico, além de tudo, podem ser compostáveis!
Substitua fraldas e/ou absorventes descartáveis por reutilizáveis
Há várias alternativas para evitar que tantas fraldas e absorventes fiquem poluindo a Terra durante, aproximadamente, 450 anos. Alternativas lindas, práticas, ecológicas e supereficientes, como as de tecido e também os coletores menstruais.
Não utilize cosméticos com esfoliantes sintéticos
Aquelas microbolinhas dos cremes e sabonetes são, em grande parte das vezes, feitas de plástico. Um plástico que é impossível ser capturado na cadeia do descarte e vai parar direto nos oceanos! Prefira os cosméticos esfoliantes naturais.
Escolha escovas de dente biodegradáveis
Segundo os dentistas, o ideal é trocar de escova de dente a cada 3 meses.
Imagina quanta escova de dente ainda existe no mundo em aterros,
rios, mares, oceanos? Já existem escovas feitas de bambu, que são biodegradáveis – que tal?
Troque cotonetes comuns pelos de papel
Hoje em dia já é fácil encontrar em farmácia os cotonetes com hastes de papel e eles têm o mesmo preço dos convencionais. Chega de poluir por besteira!
Evite gomas de mascar
Os conhecidos ‘chicletes’ contém plástico na sua fórmula, sabia? Demoram muito tempo para se decompor, fazem mal para os dentes e pro meio ambiente. Melhor não!
Conheça o ponto de coleta de materiais recicláveis mais próximo e recicle!
Se tivermos que utilizar o plástico, devemos garantir que ele está indo para o destino certo! Por isso, separe seu lixo corretamente, descubra o ponto de coleta de recicláveis mais próximo de você e certifique-se de que eles estão sendo reciclados!
Se não for possível reciclar ou reutilizar, recuse!
Apresentamos várias formas de recusar a utilização de plástico, então se você souber que não será possível reciclar ou reutilizar, recuse!
Acreditamos que a mudança que queremos ver no mundo começa em nós mesmos.
Que tal começar a mudar seus hábitos ainda este mês?
Se você ainda não faz parte de nenhum movimento ligado ao meio ambiente, junte-se a nós e outras organizações que estão fazendo a diferença! Se você já faz parte de uma organização que trabalha com o tema, compartilhe esse conteúdo com sua equipe!
Fonte: Positiva (adaptado por Nossa Causa)