Por Roberto Ravagnani
Eu comemoro o voluntariado todos os dias, mas o dia 05 de dezembro, dia internacional do voluntariado, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1985, é um dia que muitos tiram para lembrar, comemorar e reconhecer os voluntários.
Eu, portanto, entro um pouco nesta onda do dia 05/12 e mais uma vez reconheço o precioso trabalho desenvolvido por todos os voluntários do mundo.
E nunca é demais, principalmente para minha coluna que fala todas as semanas sobre o assunto, reconhecer que o voluntariado ajuda a sociedade oferecendo uma oportunidade para as pessoas contribuírem para causas importantes e fazer a diferença na vida de outros. Além disso, o voluntariado também pode ter um impacto transformador nas pessoas, permitindo-lhes desenvolver novas habilidades, ampliar suas perspectivas e construir relacionamentos significativos.
O voluntariado é uma ferramenta de transformação social e pessoal. Ao se envolver em atividades voluntárias, as pessoas têm a oportunidade de contribuir para causas importantes e fazer a diferença na vida de outros.
Além disso, o voluntariado também promove a solidariedade e a cooperação entre as pessoas. Ao trabalhar em equipe em projetos voluntários, os indivíduos aprendem a importância de trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Isso fortalece os laços sociais e promove um senso de comunidade e pertencimento.
Outra forma pela qual o voluntariado contribui para a transformação social é através da conscientização e da luta por uma causa. Muitas vezes, as atividades voluntárias estão relacionadas a questões sociais e ambientais, e os voluntários têm a oportunidade de educar e sensibilizar as pessoas sobre essas questões. Eles podem fazer campanhas, participar de eventos e compartilhar informações para promover mudanças positivas na sociedade.
Além disso, o voluntariado também pode ter um impacto positivo na carreira das pessoas. Ao se envolver em atividades voluntárias, os indivíduos podem adquirir novas habilidades e experiências que são valorizadas no mercado de trabalho. O voluntariado demonstra iniciativa, comprometimento e habilidades de trabalho em equipe, características que muitos empregadores valorizam. Portanto, o voluntariado pode ser uma forma de enriquecer o currículo e aumentar as oportunidades profissionais.
Ainda vale um olhar diferente sobre o voluntariado, pois esta atividade, nos dá um olhar mais crítico, apura nossa visão com relação à sociedade onde estamos inseridos e nos transforma em cidadãos mais atentos. Ser voluntário, não é ser bonzinho e aceitar tudo, muito pelo contrário, com uma nova forma de ver a sociedade, passamos a ser críticos de forma construtiva e passamos a entender nossas obrigações como cidadãos, principalmente na observância de nossos direitos e qual a melhor forma de fazer com que sejam cumpridos. Ser Voluntário é um modo de ser e não somente uma atividade.
Em resumo, o voluntariado é uma ferramenta poderosa de transformação social e pessoal. Se você está em busca de uma maneira de fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor, o voluntariado é uma excelente opção.
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado, ESG e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA e do VOL, porta voz pela ONU, Associado da VRS Consult da Guatemala, prof. de Voluntariado da PADLA University- México e Único Brasileiro Consultor acreditado internacionalmente por Empresability . @roberto.ravagnani