O Nossa Causa orgulhosamente apresenta a nova seção de artigos +Cultura! Sempre as sextas-feiras, para poder aproveitar as dicas no final de semana, teremos um espaço de troca, onde falaremos sobre filmes, livros, músicas e tudo que puder ser atrelado a solidariedade e exemplo de cidadania.
Para começar, falaremos do filme “A Corrente do Bem”, lançado no ano 2000, mas que propõe um desafio muito atual: desenvolver algo que mude o mundo. A ideia revelada no filme é simples, mas gera mudanças imensas na vida do garoto, que acaba encontrando um novo sentido para a vida. Sabe o que ele fez? Criou um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas.
Pois é, mas as coisas boas não param por ai. Muita gente aproveitou o filme para criar correntes do bem. Tem até um dia da corrente do bem, onde você pode deixar um café pago para alguém ou inventar qualquer rede de solidariedade. Quer ver as outras ideias?
A Corrente do Bem
O movimento tem a proposta de conscientizar as pessoas de que boas ações se fazem no dia a dia. Pode ser no quintal de casa, entre amigos, para desconhecidos que cruzam o seu caminho, no trabalho, na escola, na hora do almoço e até pela internet; é só fazer. A ideia é inspirar e facilitar a cultura de gentileza, senso de comunidade e cidadania por meio de ações simples, que podem ser divertidas e rápidas: um carinho, um gesto de maior ou menor impacto na vida de uma pessoa.
Acompanhe o facebook e saiba como a corrente do bem é simples.
Starting Good
O Starting Good conta a história das pessoas que construíram ONGs ou que por vontade própria iniciaram um forte trabalho social e tem muito o que contar. Legal, né?
O site e o facebook estão em inglês, mas vale dar uma olhada.
How to Pay It Forward
O site dá dicas de como simples pessoas – eu ou você – podemos fazer a diferença no mundo. E é tudo fácil, quer ver:
- Sempre estar atento a oportunidades de ajudar alguém
- Fazer algo legal por alguém que você não conhece
- Divulgue
- Passe para frente
As dicas estão explicadinhas, em inglês, no site.
Tem sugestão de filme, livro ou música? Manda pra gente, iremos adorar!