O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (14), segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). De acordo com o órgão, as doações voluntárias na América Latina e no Caribe ainda estão abaixo da meta estabelecida pela OMS.
É muito comum ouvirmos dizer que os bancos de sangue estão vazios e que as demandas são sempre altas. Pensamos em doar, mas adiamos o processo (está frio, tô com preguiça, hoje não dá…), mesmo sendo rápido, prático e seguro.
E se fosse você que estivesse precisando de doação de sangue?
Segundo a OPAS, apenas 45% do sangue para transfusões na América Latina e no Caribe foi obtido por meio de doação voluntária. A OPAS trabalha com seus países membros para atingir a meta de doação de sangue 100% voluntária até 2019, como recomenda a OMS.
E quais as condições para ser doador de sangue?
Para ser doador de sangue é preciso ter, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Só podem doar pessoas entre 16 e 67 anos, que apresentem documento oficial com foto. O Hemepar disponibiliza uma cartilha com todas as exigências necessárias para quem pretende doar sangue.
Uma bolsa do material coletado pode ajudar até 3 pessoas.
No Paraná, uma lei estadual de 2002 garante direito à meia-entrada para doadores de sangue devidamente registrados. Dessa forma, quem doa sangue e possui a carteirinha que comprova a boa ação paga apenas a metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros.