Esse artigo faz uma breve reflexão sobre a zona de conforto e todo o terror que colocamos nesse tema e mudanças de pensamentos que podemos aplicar.
Nada se consegue sem trabalho e dedicação e digo que ao escrever este texto estou largando uma das minhas zonas de conforto. Não sei você, mas quedas me colocam na zona de conforto, um tapa nas costas e um elogio também. Temos que reconhecer nossos gatilhos, não é verdade? Perder o momento bom que queremos que seja eterno ou perder a chance de ficar protegidos de um novo erro é fórmula certa para deixar a zona de conforto mais atraente. “Ah, mas tenho metas, assim não fico muito na zona de conforto”, mas você conhece mesmo o tamanho da sua?
Sim, não existe uma zona de conforto, existem várias que nos permeiam, você dorme e levanta com elas todos os dias. Existe algo que define muito bem o comportamento humano: sãos suas crenças. O que mais fortifica isso é o fato de que somos feitos da fuga do incômodo e do desejo pelo conforto!
E o Empreendedor, como Empreender com êxito não estando entregue a armadilha das Zonas de Conforto? Fato inegável, você é humano, aceite isso, largue o uniforme de super herói, ele pesa! Devemos reconhecer nossos hábitos e crenças que nos levam a ficar acomodados e confortáveis.
“Está sob meu domínio”, ligue o sinal de alerta! Não está doendo? Você já está em alguma zona de conforto e parado. Você deseja algo a mais e o que sua razão diz? Cuidado, vai lá pra que? Você olha de longe o campo das possibilidades, mas entre sua Zona de Conforto e o outro lado que é mágico, o campo das realizações, novas vivências, experiências e aventuras, existe o quê?
Existe o portão da dor, do terror, que camufla o outro lado, o tornando obscuro. Assim, sua crença que mudar causa dor se fortifica e então você “toma o controle”. Controle do navio atracado no estaleiro. Mas digo que sim, esta crença está certa, mudar dói! Dói mesmo!
Mas não reagir a isso é fugir dos seus sonhos e você sabe que a zona das possibilidades está lá. Mas você deixa a ansiedade virar medo, a falta de ação virar desculpas cada vez mais criativas para não agir, chega a tornar o medo do ridículo, uma vitória pessoal.
É isso ou não?
“O empreendedor de sucesso já nasceu com garra e vence tudo isso fácil”. Mentira! Você é um ser humano que carrega programações de outros seres humanos, traumas, etc. Comece por se conhecer mais, suas crenças limitantes e o que nos teus hábitos te levam a ter medo de nem chegar perto do portão do terror! Medo de realizar?
Dica: leia muito e procure ter um “Guru”.
Algo importante: não olhe para o passado, suas frustrações só te ancoram na zona de conforto. Apanhe, mas pare de apanhar pelo mesmo motivo! Fracasso pode existir, mas ele não mata e não dura pra sempre.
Ter garra para sair da sua zona de conforto é essencial, mas saiba que ela ou elas sempre vão existir, pois adquirir conhecimento e tomar novas atitudes vão te levar a novas zonas de conforto. Saber disso é muito importante, afinal, cada vez que você domina um conhecimento ou uma situação por completo, é hora de zerar o cronometro e voltar a agir.
Realize algo novo hoje e já considere obsoleto amanhã!
Uma reflexão, de repente não haja novas zonas de conforto, mas sim uma grande zona de conforto que cresce cada vez mais à medida que conquistamos algo, mais e mais… Por que não tratarmos isso como uma bolha que queremos ver cada vez maior? Quem saiba até explodir! Se a zona de conforto não incomoda eu incomodo ela!
Seus principais inimigos nessa luta são paradigmas, não os deixe torturar, te trazer pânico de mudar algo e errar. A zona das possibilidades está repleta de pessoas que quebram paradigmas.
Trabalhe duro e alerta, cada vez que se sentir parado se belisque, revise suas metas. Seja paciente, mas não acomodado, positividade sempre, não todo dia, mas se desafie a tê-la todo dia.
Não tenha vergonha de tentar, faça repetidamente tudo que você acreditar ser melhor para o bem do teu negócio. (Lapidar as idéias, teste e divida). Todo dia faça uma coisa pelo teu negócio, nem que seja só uma ligação telefônica, mas faça!
Encare os desafios, mudança, mudança, mudança, confiança, confiança, confiança. Aceite o desconhecido como seu amigo, é lá que acontece a magia! Você empreende para vencer você mesmo, tudo está na convicção do seu projeto de vida e a vida é mais interessante e só é possível quando os desafios são intensos. Não deixe a zona de conforto te roubar vitórias perante os desafios.
Aceite ou rejeite estas informações, isso é decidir, mas ao decidir faça alguma coisa com esta decisão.
Algo é certo: empreender é o fim da sua zona de conforto!