Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Ainda assim, aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA.
Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça, uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.
O filme influenciou muita gente e alguns projetos surgiram por aí. Confira o exemplo de Minas Gerais:
Mãos Talentosas
O Projeto Mãos Talentosas é uma iniciativa do Centro Social Mali Martin, visando o atendimento de um público direto de 650 crianças, adolescentes e jovens, inclusive mães sem profissão definida. Este Projeto propõe oferecer aos usuários o acesso à informação, ao conhecimento e ao uso de novas tecnologias, com atividades como: oficina de informática, corte e costura, manicure, artesanato, culinária, além de atividades de incentivo à leitura, com ações na biblioteca da Instituição.
Além disso, oferece, também, oficinas sócioeducativas, com o objetivo de contribuir com a melhoria da convivência familiar, o desenvolvimento ao protagonismo infanto-juvenil, visando a promoção do conhecimento e o fortalecimento dos vínculos escolares, familiares e comunitários. O Projeto Mãos Talentosas busca contribuir com o aumento da renda familiar, oferecendo aos beneficiários oportunidades de aprendizagem em áreas que lhes possibilitarão condições para exercer novas profissões e de se inserir no mercado de trabalho.
Conheça o site e se inspire!