Você deve estar se perguntando: ué, para que serve esse Dia do Tamanduá? Te digo que é mais importante do que eu imaginava. Ele serve para sensibilizar as pessoas sobre os tamanduás (eles existem e querem amor) e os desafios para a sobrevivência das espécies na natureza.
Você pode participar do evento também! Sim, todas as escolas, entidades, empresas e todo mundo que quiser pode entrar na Plataforma Tamanduá e fazer parte deste dia. Lá também estão mapeadas as instituições inscritas e que programaram algum evento.
Você pode aproveitar e baixar aqui o desenho do Tamanduá, que pode ser um bom atrativo para as crianças, contando um pouco mais desse bicho e de como é importante preservar.
Saiba mais
No Brasil a espécie ocorre na Floresta Amazônica e recentemente foi encontrada uma população na Mata Atlântica. Segundo pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil, esta população está isolada nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Esta população provavelmente permanece separada das populações amazônicas desde o Pleistoceno, quando as florestas da Amazônia retraíram e foram substituídas pela Caatinga.
As populações silvestres de C. didactylus são afetadas principalmente pela redução e fragmentação de seu hábitat devido ao desmatamento e a incêndios florestais. A captura do animal para utilização como pet é comum na região amazônica.
As informações são da Plataforma Tamanduá.