A educação no Brasil virou a luz no fim do túnel para muitos dos problemas que enfrentamos hoje. Acontece que as dificuldades e as realidade são muitas, normalmente pouco interpretadas ou faladas. Faltam investimentos e faltam outras coisas, outros olhos e vontade de enxergar o que está acontecendo.
Falar sobre educação é ir além das disciplinas obrigatórias (aliás, nome bem desanimador esse, né?), grade curricular, idade mínima para tal série. Educar é saber dialogar, instigar a curiosidade, o querer saber o mundo e tentar melhorar o que está ao alcance. É mostrar que são nas pequenas atitudes que mudamos um mundo inteiro – nem que seja só esse mundo que mora dentro da gente.
Para refletir sobre isso, separamos alguns documentários que mostram um pouco do que é a educação brasileira e o que está sendo feito por aí. Confira:
1. Quando sinto que já sei
O documentário “Quando sinto que já sei” registra algumas formas educacionais inovadoras que existem no Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.
O filme está na íntegra no YouTube e vale a pena reservar um pouco mais de uma hora do seu dia para conferir essa obra – faz restaurar a esperança de mudar o mundo através do diálogo:
2. Os desafios do professor do campo
Em 10 minutos, o documentário mostra a realidade dos professores que trabalham na zona rural do Rio Grande do Sul. Eles contam os medos, anseios e o que os motiva a estar ali.
3. M’byá Reko Pyguá, A Luz Das Palavras
Produzido pela Contraponto, “M’byá Reko Pyguá, A Luz Das Palavras” é dirigido por Kátia Klock e Cinthia Creatini da Rocha, antropóloga e autora do projeto. Este registro todo gravado em Guarani na Aldeia Yynn Moroti Wherá, em Biguaçu, Santa Catarina, comprova: espiritualidade, simplicidade e verdade são palavras que traduzem “a luz” dos Guarani no seu processo de educação.
4. A educação proibida
Gravado em oito países da América Latina, o documentário problematiza a escola moderna e apresenta alternativas educacionais em mais de 90 entrevistas com educadores. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva.
https://www.youtube.com/watch?v=-t60Gc00Bt8
5. Pro dia nascer feliz
As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações.
6. Sementes do nosso quintal
O filme retrata o cotidiano de uma escola de educação infantil sem precedentes que, através do pensamento em ação de sua idealizadora, a controversa e carismática educadora Therezita Pagani, nos revela o potencial estruturante da educação infantil verdadeira, firme e sensível.
Somos levados a uma escola onde a criança está acima de métodos e fórmulas de se educar. Onde natureza, música, arte, conflitos, magia e cultura popular regem o encontro das crianças, que convivem diariamente entre diferentes faixas etárias.
Veja também o Tarja Branca, que nos leva a refletir sobre o ato de brincar, todo o lúdico envolvido e como isso pode revolucionar nossa vida.
Todo mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para a competição e a competição leva à guerra.
Pablo Lipnizky