A cultura indígena tem pouca voz e representatividade nas mídias tradicionais, apesar de ser berço de tudo o que somos hoje. O que nos tornou tão distantes? O que podemos fazer?
É importante lembrar que a tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras.
A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. As músicas indígenas são ligadas desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.
Vamos começar descobrindo a música feita por indígenas hoje. A resistência indígena começa na conscientização e empoderamento cultural como as principais armas para a revolução. Agora conheça os clipes que separamos:
1. Via Crucis – Jean Ramos e Ana Luiza
2. Kane Kanare – Shaneihu Yawanawá
3. Koangagua – Brô MC’s
4. Dancin’ on the Run – Inez Jasper
5. Drum – Electric pow wow
A lista continua e você pode conferir no site da Rádio Yandê.