Se quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se quiser ser feliz, pratique a compaixão.
Dalai Lama
Hoje, 20 de julho, comemoramos o Dia do Amigo, data iniciada pelo médico argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.
E para comemorar, nada melhor do que tonar seu amigo ainda mais feliz, certo? Isso se encaixa no que o Dalai Lama sugere, quando fala da compaixão. Vamos aos passos?
1. Divertir-se é preciso!
Aproveita o dia para sair de casa com os amigos, colocar a cara no sol e recarregar as energias. Todas essas coisas vão te custar nada e trarão grandes benefícios. Então, encare o desafio: desligue a tv, o computador e o celular. Aproveite quem está do seu lado, entendendo profundamente o valor de estar conectado e em comunidade.
2. Seja um bom ouvinte
Uma maneira simples de ajudar alguém é ouvindo. Tente entender os pensamentos dele e colocar-se em seu lugar. Faça perguntas corteses, não interrompa e, se não entender alguma coisa que ele disser, diga algo em vez de fingir que entendeu. Você pode ter um amigo que sente que não recebe muita atenção e que precisa de um bom ouvinte. Assim, pode deixá-lo feliz estando lá e fazendo um esforço para ouvir de verdade.
3. Faça trabalho voluntário
A gente já falou dos benefícios dessa atividade por aqui, mas não custa lembrar, né? Então, pegue seu amigo e escolha uma atividade que os dois gostem. Vocês vão perceber que fazer voluntariado é uma das coisas mais maravilhosas e que podemos, sim, fazer muita coisa para melhorar a vida a nossa volta.
4. Cuide da saúde
Parece discurso de mãe, mas quanto antes a gente se dá conta disso, melhor. Se você é sedentário, tem preguiça e tal, a melhor coisa para mudar isso é achar um amigo para compartilhar as etapas de superação. A atividade física vai melhorar o sono, diminuir o stress e te proteger de algumas doenças. Comecem com caminhadas no parque – sair para dançar também tá valendo!
5. Meditar é fácil
Depois de cuidar do corpo físico, é importante mergulhar um pouco dentro de si e conhecer o que está escondido, talvez precisando de um tempo. A meditação é uma atividade individual, claro, mas pode ser feita coletivamente. Aliás, achar um amigo para meditar pode incentivar a prática, torná-la mais prazeirosa e criar um ambiente de troca de experiências. Experimente!
6. Ame
Depois de tudo isso, faça o mais simples: ame. Não há nada mais poderoso e reconfortante no mundo do que o amor, especialmente quando é genuinamente dirigido a outra pessoa em forma de simpatia, carinho, um sorriso, abraço, beijo ou tempo de qualidade. Exprima o seu amor – para quem está a recebê-lo, é muito mais importante do que você imagina.