• Quem Somos
  • Atuação
    • Portal de Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Projetos
  • Envolva-se
    • Organização Parceira
    • Cause com a gente
  • Contato
Menu
  • Quem Somos
  • Atuação
    • Portal de Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Projetos
  • Envolva-se
    • Organização Parceira
    • Cause com a gente
  • Contato
Facebook
Instagram
Linkedin
Search
Facebook
Instagram
Linkedin
  • Quem Somos
  • Atuação
    • Portal de Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Projetos
  • Envolva-se
    • Organização Parceira
    • Cause com a gente
  • Contato
Menu
  • Quem Somos
  • Atuação
    • Portal de Conteúdo
    • Materiais Educativos
    • Projetos
  • Envolva-se
    • Organização Parceira
    • Cause com a gente
  • Contato
Amefricanifesto

Projeto Lélia Gonzalez Vive lança Amefricanifesto no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Em celebração ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o Projeto Lélia Gonzalez Vive lança um manifesto colaborativo e artístico, o Amefricanifesto, que convoca mulheres negras de todo país a repensar e recriar seu lugar na sociedade brasileira

Em parceria com organizações e coletivos de mulheres negras, foi criado um manifesto colaborativo e artístico – Amefricanifesto – para demonstrar a indignação diante do racismo e do machismo estrutural e estruturante do nosso país, e valorizar as lutas pela igualdade.

É urgente que mais mulheres negras tomem consciência do lugar que ocupam e daqueles que poderiam ocupar.

Amefricanifesto

Leia, ouça e sinta

O Amefricanifesto também pode ser ouvido, na voz de Ellen Oléria, mulher, negra, cantora, compositora e vencedora do The Voice Brasil:

Lélia Gonzalez Vive · Amefricanifesto – por mulheres negras brasileiras

É parte da campanha também uma convocatória pública, feita em parceria com o Design Ativista, para que artistas de todo o Brasil inspirem-se pelo Amefricanifesto e compartilhem sua arte nas redes sociais usando as hashtags #Amefricanifesto #LeliaGonzalezVive e #DesignAtivista.

Envolva-se

Além de colaborar com sua arte, você também pode contribuir levando o Amefricanifesto mais longe. Basta acessar a pasta compartilhada do Drive, escolher uma arte para compartilhar com sua rede ou imprimir e espalhar por sua cidade.

Por que “Amefricanifesto”?

Na década de 1980, Lélia Gonzalez desenvolveu o conceito de Amefricanidade, nos convidando a reconhecer e reverenciar as influências dos povos originários e da diáspora africana na formação sociocultural brasileira.

Em seu texto A categoria político-cultural de Amefricanidade, Lélia explica:

“Trata-se de um olhar novo e criativo no enfoque da formação histórico-cultural do Brasil, que por razões de ordem geográfica e, sobretudo, da ordem inconsciente, não vem a ser o que geralmente se afirma: um país cujas formações do inconsciente são exclusivamente europeias, brancas. Ao contrário, ele é uma América Africana cuja latinidade, por inexistente, teve trocado o T pelo D para, aí sim, ter o seu nome assumido com todas as letras: Améfrica Ladina(não é por acaso que a neurose cultural brasileira tem no racismo o seu sintoma por excelência). Nesse contexto, todos os brasileiros (e não apenas os “pretos” e “pardos” do IBGE) são ladino-amefricanos.”
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de Amefricanidade. 1988

Foi devido à essa inspiração, e também para celebrar nossa ancestralidade, que se decidiu nomear o manifesto Amefricanifesto.

Realização e apoio

A campanha é realizada pelo Projeto Lélia, uma iniciativa da Nossa Causa, e tem apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), Mulheres Negras Decidem (MND), A Tenda das Candidatas, Instituto Afrolatinas, Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Uneafro Brasil, Geledés – Instituto da Mulher Negra -, Design Ativista, Editora Zahar e Infinu – Comunidade Criativa.

  • Nossa Causa
  • julho 25, 2021
  • Amefricanifesto, Dia da Mulher Negra, Lélia Gonzalez Vive

Compartilhe! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

LEIA TAMBÉM

PrevAnterior“Orgulho demais para ficar no armário”: conheça realidades e iniciativas LGBTQIA+ no Brasil
PróximoPanorama da Educação em Direitos Humanos: o biênio 2019-2020 e perspectivas futurasNext

ASSINE A NOSSA NEWS!

  • Cause com a gente
  • Organização parceira
  • Política Privacidade

NOSSA ATUAÇÃO

  • Materiais educativos
  • Portal de Conteúdo
  • Projetos

CONTATO

  • contato@nossacausa.com
  • Alameda Prudente de
    Moraes, 388 - Curitiba - PR

© Feito com amor por BC | Marketing para quem transforma o mundo