O Coronavírus chegou e abalou nossas estruturas, ficamos todos aflitos e confusos. Pensamos bastante sobre como poderíamos contribuir para as organizações da sociedade civil neste momento e decidimos começar fornecendo ideias, dicas e links úteis sobre comunicação e marketing digital durante a crise:
Adapte seu trabalho para o meio online
O contato online é somente o que teremos disponível por algum tempo, devido à necessidade de isolamento social. Pode ser estranho e incômodo mudar nossa forma de trabalhar quando já estamos acostumadas, mas saiba que é possível!
Há ferramentas online disponíveis tanto para manter sua equipe conectada, quanto manter o trabalho e o contato com as pessoas atendidas por sua organização – se este for seu caso. Extraímos algumas dicas do Guia para trabalhar à distância em situações de emergência:
- Crie seu escritório virtual – espaço onde as pessoas se cumprimentam, trocam informações e discutem sobre projetos – através das seguintes plataformas: Asana, Trello e Basecamp.
- Defina as ferramentas de comunicação, reuniões e encontros virtuais. Sugerimos: Slack, Skype, Google Hangouts, Zoom e Whereby.
- Defina a ferramenta de armazenamento de arquivos e documentos. É muito importante que os documentos e materiais estejam disponíveis na nuvem de forma organizada e segura. Sugerimos: Google Drive e Dropbox.
Este é um bom momento para cadastrar sua organização no Google para organizações sem fins lucrativos. Sua organização terá acesso gratuito ao G Suite, Google Ad Grants e outros produtos da Google. Se precisar de ajuda nesse cadastro, conte com a BeCause!
Intensifique o contato online com seus atendidos e apoiadores
Precisamos mais do que nunca estar juntos, ainda que não fisicamente. Se você já se comunicava com as pessoas atendidas por sua organização e seus apoiadores, agora é o momento de fortalecer ainda mais os laços.
É essencial sabermos que não estamos sós.
Você pode utilizar o WhatsApp Business e a ferramenta de email marketing gratuita Mailchimp, além de combinar encontros virtuais nas ferramentas de videoconferência, para comunicar sobre suas atividades, compartilhar atualizações, conteúdos e informações relevantes para cada um de seus públicos. Use esses canais também para conversar, trocar experiências e promover acolhimento.
Mantenha contato frequente, nossa humanidade e empatia serão essenciais neste período.
Mantenha suas redes sociais atualizadas
As redes sociais estão sendo espaços de comunicação e ainda mais importantes agora, por isso as mantenha atualizadas com assuntos relevantes e condizentes com o contexto atual.
Todos nós teremos que mudar nossos planejamentos de conteúdo para nos adequar ao novo cenário, buscando compartilhar informações atualizadas, úteis e (quando for o caso) de fontes oficiais.
Há algumas ferramentas gratuitas que facilitam a atualização das redes sociais:
- Canva – uma plataforma online de design, bastante fácil de utilizar para criar materiais gráficos de qualidade.
Leia mais sobre como utilizá-la aqui e registre aqui sua organização para obter uma versão gratuita do Canva Pro para ONGs.
- mLabs – uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que está oferecendo o plano completo gratuitamente para ONGs durante os próximos 30 dias.
- Buffer – outra ferramenta de gerenciamento de redes com muitas funcionalidades gratuitas.
Informe seu público sobre a realidade sem gerar pânico
As incertezas são muitas, o cenário é preocupante e as necessidades são urgentes, sabemos disso. Mas tome cuidado para não gerar pânico e desesperança ao se comunicar com seus apoiadores, atendidos e equipe.
Precisamos estar bem para cuidar do próximo. Precisamos nos lembrar que esse momento vai passar e nos preparar para o que vem depois também.
As organizações da sociedade civil serão importantíssimas para a proteção social, para a produção e disseminação de dados e informações sociais, bem como para a garantia da democracia durante e depois desta crise.
A pesquisa Doação Brasil aponta que “as pessoas investem na esperança”, por isso recomendamos que você informe seus públicos sobre a realidade e as necessidades de sua organização sem abrir mão de mensagens de união e esperança.
“A energia oposta ao medo é o amor”
Aprimore os mecanismos de transparência
Para ganhar a confiança de apoiadores, é fundamental que sua organização seja transparente com relação às suas finanças, recursos e atividades.
A pesquisa Doação Brasil aponta também os fatores que contribuem para a construção da confiança nas OSCs:
• Ser transparente, prestar contas e mostrar aplicação de recursos
• Mostrar resultados e efetividade de ação
• Mostrar a necessidade
• Focar ações tangíveis e específicas
• Ser aberta a participação e colaboração
• Conhecer alguém atendido ou beneficiado
• Conhecer pessoas sérias que trabalham ou participam
• Proximidade comunitária
• Relacionamento e reconhecimento.
Se sua organização já dispõe de mecanismos e ferramentas de transparência, comunique-os! Se não, agora é a hora de implementá-los.
Facilite a doação
Muitas pessoas, empresas e investidores estão sensibilizados com a situação e dispostos a doar para as organizações do terceiro setor, no entanto, sua organização precisa tornar essa ação fácil, simples e segura.
Recomendamos que você utilize plataformas e ferramentas digitais que facilitam e dão segurança à doação:
A Doare e a Trackmob oferecem páginas de doação e a Benfeitoria lançou uma página especial para o financiamento de ações de combate à Covid-19, onde é possível cadastrar seu projeto para arrecadar recursos.
Espero que essas informações sejam úteis para você e sua organização.
Seguimos juntas/os!