Em voga no Brasil, o tema conseguiu unir grande parte da população em um único debate: reduzir ou não a maioridade penal? Assumir uma posição contra ou a favor depende da gama de argumentos que você reúne e acredita, respeitando o posicionamento alheio e criando uma boa base de discussão.
O projeto da redução da maioridade penal, que foi aprovado em uma segunda votação na Câmara, ainda passa por mais uma votação na casa e duas no Senado.
[highlight]Veja também: Redução da Maioridade Penal: O impávido colosso fecha seus olhos para a educação e abre para o retrocesso[/highlight]
Como ferramenta que nos ajuda a ver mais lados, o cinema pode ser um ótimo aliado para reflexões, onde ficção e realidade se camuflam em uma painel complexo, talvez tratando o assunto com mais honestidade que as bancadas cheias de interesse. Confira a lista:
[highlight]Veja também: Redução da maioridade penal: justiça ou vingança?[/highlight]
Juízo
Juízo acompanha a trajetória de jovens pobres com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores, as imagens revelam as conseqüências de uma sociedade que manda os filhos ter “juízo”, mas não o pratica.
Pixote – A lei do mais fraco
Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
Quem matou Pixote?
A história de Fernando Ramos da Silva, um semi-analfabeto que ficou conhecido ao interpretar o papel-título em “Pixote – A Lei do Mais Fraco”. Porém, quando a fama acabou ele não conseguiu trabalho como ator, se desesperou e acabou enveredando pelo crime, como o personagem que interpretou.
De Menor
A jovem advogada Helena (Rita Batata) é defensora pública de menores infratores e vive com Caio (Giovanni Gallo), seu irmão caçula. Órfãos, os dois têm um relacionamento de muita cumplicidade, até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude de Santos, local de trabalho de Helena.
Sem Pena
Documentário sobre o sistema jurídico e prisional brasileiro. Sem Pena retrata os inúmeros problemas enfrentados por um acusado e a precária vida nas prisões do país. A população carcerária brasileira é uma das maiores do mundo e continua aumentando.
Já assistiu algum? O que você achou da lista? Conta pra gente!