Depois de 3 anos coletando relatos de mais de 2000 homens e mulheres, por mais de 60 países, o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand lançou a primeira parte do documentário HUMAN, que trata sobre o amor, as mulheres, o trabalho e a pobreza. São entrevistas com pessoas de todas as esferas da vida, e que expõe vários aspectos daquilo que nos torna humanos.
Eu sonhei com um filme em que a força das palavras ampliasse a beleza do mundo. As pessoas me falaram de tudo; das dificuldades de crescer, do amor e da felicidade. Toda essa riqueza é o centro do filme HUMAN. Esse filme representa todos os homens e mulheres que me confiaram suas histórias. O filme se tornou um mensageiro de todos eles.
afirma Arthus-Bertrand no site do projeto.
Com o intuito de alcançar o maior número possível de espectadores, o projeto tem parceria com o Google Cultural Institute, e foi disponibilizado no Youtube em 6 idiomas – incluindo o português, com canais específicos para cada um deles. A versão completa se encontra dividida em 3 capítulos, de 90 minutos cada.
Primeira parte completa:
O lançamento de HUMAN também celebra os 70 anos da Assembleia Geral das Nações Unidas. A estreia aconteceu no Festival de Veneza e também houve exibição na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, com a presença de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.
No site do filme é possível conferir mais informações sobre o projeto, incluindo diversos materiais de bastidores.
[highlight]Veja também: 7 bilhões de outros[/highlight]