Chegou o Dia das Crianças e é sempre bom incentivar a leituras entres os pequenos. Um jeito de fazer isso é apresentar escritores renomados da literatura, que depois de consolidados, resolveram escrever para as crianças.
É importante lembrar que mesmo sendo grandes mestres, é bom deixar a criança livre e dentro de um espaço literário independente. Dessa forma, ela desenvolve seu olhar crítico e seus gostos literários.
1. Dez Bons Conselhos de Meu Pai – João Ubaldo Ribeiro
“Não seja amargo”, “Não seja burro” e “Nunca seja medroso” são alguns dos conselhos que o autor recebeu de seu pai e coloca nessa obra.
Ilustrações: Bruna Assis Brasil
2. O Mistério do Coelho Pensante – Clarice Lispector
Joãozinho é um coelho de pêlo branquinho que, quando a fome aperta, dá um jeito de abrir sua gaiola e sair em busca de comida. Nessas saídas, pega gosto pela liberdade.
Ilustrações: Kammal João
3. Livros das Perguntas – Pablo Neruda
“Por que o tubarão não ataca as impávidas sereias?” e “A fumaça fala com as nuvens?” são duas das 74 perguntas fora do comum do livro do poeta chileno, que faz o leitor criança ou adulto refletir.
Ilustrações: Isidro Ferrer
4. Poeminha em Língua de Brincar – Manoel de Barros
Um dos livros da produção infantil do poeta mato-grossense, iniciada a partir de 2000. Na obra, palavras e ilustrações, criadas pela ilustradora filha do escritor, criam um mundo cheio de simbologias.
Ilustrações: Martha Barros
5. O Silêncio da Água – José Saramago
À beira do rio Tejo, em Portugal, um menino vai pescar e fisga um enorme peixe, que arrebenta sua linha. Essa memória de infância do autor português é o ponto de partida da história.
Ilustrações: Manuel Estrada
6. O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Jorge Amado
Fábula sobre o amor impossível entre um gato mau humorado e uma bela andorinha. O autor escreveu a história por causa do aniversário de um ano de um dos filhos e não tinha intenção de publicá-la.
Ilustrações: Carybé
7. Discurso do Urso – Júlio Cortázar
Uma reflexão cheia de humor e surrealismo (características das obras do escritor argentino) de um urso que vive nas tubulações de um prédio e conta, em primeira pessoa, o cotidiano e curiosidades das pessoas que ali moram.
Ilustrações: Emilio Urberuaga
As dicas vieram do site Educar para Crescer, que estende a lista. Entre e confira os outros livros.
Se você gosta de literatura e quer conhecer alguns projetos, veja nossa matéria sobre a Freguesia do Livro e também conheça a Casa do Contador de História.