Um gay morre vítima de homofobia a cada 28 horas no Brasil, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB). Em tempos de Feliciano, é sempre bom lembrar grandes tratados do cinema sobre a luta homossexual no mundo. Mais do que uma luta, um direito.
Milk: a voz da igualdade
Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos.
Grupo Dignidade
É pioneiro no estado do Paraná na área da promoção da cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Também foi a primeira organização LGBT no Brasil a receber o título de Utilidade Pública Federal, por decreto presidencial em 05 de maio de 1997.
Suas principais áreas da atuação são a defesa e a promoção dos direitos humanos dos LGBT, bem como a promoção de sua saúde, com ênfase na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Para conhecer mais e acompanhar o trabalho do grupo, acesse o site.
Grupo Gay da Bahia
O Grupo Gay da Bahia é a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil. Fundado em 1980, defende os interesses da comunidade homossexual, divulga informações sobre a orientação homossexual e orienta o maior número de homossexuais da necessidade urgente de lutar por seus plenos direitos de cidadania, fazendo cumprir a Constituição Federal que garante tratamento igualitário a todos os brasileiros.
Conheça mais sobre o GGB no site.
Põe na Roda
Canal de humor, informação e cultura gay. Eles têm mais de 62 mil curtidores no facebook e 142 mil inscritos no canal do youtube, onde procuram tratam de assuntos fortes ou engraçados de um jeito a gerar comoção e apoio à causa. Afinal, podia ser você.