De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, a doença de Alzheimer se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
Entre essas milhões de pessoas estava dona Nilva, matriarca da família Aguzzoli, descendente de italianos e natural de Caxias do Sul. Ela foi diagnosticada com a doença em 2008 e, desde então, seu neto mais velho Fernando Aguzzoli largou emprego, carreira e estudos para se dedicar em tempo integral a avó que cuidou dele quando pequeno.
Eu a assumi como filha. Posso retomar minha faculdade e minha carreira quando quiser. Mas os momentos ao lado dela não vão voltar. Se eu não ia conseguir curar a minha avó, queria fazê-la se divertir, contou Fernando.
Em dezembro do ano passado, a Vovó morreu, mas o jovem segue contando histórias com o bom humor e a leveza que lhe são peculiares. No início do ano, as histórias acabaram virando o livro Quem, Eu? Uma Avó, um Neto e uma Lição de Vida.
https://www.youtube.com/watch?v=OQebykkd2xM
Os textos descrevem situações engraçadas, aventuras até fantasiosas – características de um paciente com Alzheimer – e, ao mesmo tempo, cheias de sensibilidade e amor. E foi a partir de pedidos dos internautas que surgiu a idéia de transformar esses momentos em livro. Você também pode acompanhar a peripécias da Vovó Nilva na página do facebook. E leia o livro.