Na Grécia Antiga, a Ágora consistia em um espaço livre de convivência comum, frequentado pelos cidadãos, onde ocorriam as discussões políticas e os tribunais populares da cidade-Estado. Considerada pela Historiografia como o berço da democracia Ocidental e local privilegiado do exercício da cidadania Ateniense, a Ágora caracterizava-se, entre todos os cidadãos, pela igualdade no direito a voz e ao voto.
Baseada nesse conceito grego, a web série documental ÁGORA questiona os cidadãos em praça pública, a respeito de suas percepções sobre os mais diversos assuntos da realidade brasileira e de como suas vidas são impactadas pela atual conjuntura. Temas contemporâneos como política, direitos humanos, sociedade, economia, violência e preconceito, são abordados pela série.
A 1ª temporada já tem 5, de 6, episódios disponíveis e aborda o tema Política e Cidadania. Os episódios são curtinhos e você pode conferir aqui:
1° episódio: Sérgio Oliveira
Para Sérgio Oliveira, ex-morador de rua, a política é um instrumento de transformação da realidade social e apenas a mobilização popular será capaz de abrir os olhos de nossos governantes.
2° episódio: Silmara
Silmara tem 43 anos e seus compromissos e deveres de mãe a impedem de participar das manifestações políticas de rua. Não confia em políticos, pois, segundo ela, são pessoas que não se preocupam com os anseios do povo.
3° episódio: Amarildo
Polêmico e catalisando os anseios de determinada parcela da sociedade, Amarildo é incisivo em suas convicções. Sem hesitar, ele apresenta o que acredita ser a única saída para o atual contexto político brasileiro.
4° episódio: Jacinto
Jacinto nos apresenta um lúcido panorama sobre a atual realidade brasileira e, como qualquer cidadão, busca de forma consciente a superação das dificuldades pelas quais o país atravessa.
5º episódio: Jaqueline
Apesar de todos os problemas do Brasil, é com um largo sorriso que Jaqueline mantém o otimismo e a esperança em seu país.
Segundo Erik Tavernaro, responsável pelo conceito e direção da série,
é importante que a sociedade não paute seus pensamentos somente pelo que é exposto pela grande mídia, mas também pelo que pensa o indivíduo da praça, da rua. ÁGORA propõe que todo cidadão tenha a oportunidade e o direito para defender e expressar suas ideias.
O último episódio da web série estará disponível na segunda-feira (12) no Youtube: www.youtube.com/coletivosoubr. Você pode acompanhar os próximos passos do Coletivo Sou, o realizador da web série, na página do Facebook.
[highlight]Veja também: 5 passos para você mudar a política[/highlight]