Antes seu maior temor era o de começar. Agora que começou, você não pode desistir. Esse texto é para você, que deu o primeiro passo.
Por que muitos empreendedores desistem dos seus objetivos e dos seus sonhos no meio do caminho?
Cito 3 motivos, depois de muito anos a observar e por experiência própria:
- falta de determinação;
- falta de paciência;
- falta de persistência.
Mas os motivos e desculpas vão muito além disso. Veja se você já disse ou ouviu algo parecido:
- “Estou sem tempo”
- “O ambiente não está favorável”
- “Estava bom do jeito que estava”
- “Faltou dinheiro”
- “Os objetivos não estavam claros”
- “Culpa do sócio”
- “Não acontecia nada em curto prazo”
- “Não tinha talento”
- “Não tinha conhecimento”
- “Estou cercado das pessoas erradas”
- “Tinha medo do fracasso”
- Etc, etc, etc.
Desistir enfim, é fácil. Afinal, fugir da dor e procurar o prazer é comum a todo ser humano, mas você é todo mundo? Vamos nos ater aos três pontos citados.
Falta de determinação
Crescer gera dor, fato por muitos dito. Abandone os pensamentos negativos e mantenha a paixão.
As pessoas não carecem de força, carecem de determinação. – Victor Hugo
Falta de paciência
Trabalhe incessantemente pelo seu objetivo até ver os resultados, mas se livre do imediatismo. Resultados demoram, estipule metas reais e não se anule por pressa.
Transportem um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha. – Confúcio
Falta de persistência
Tenha autoconfiança sempre.
Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço. – Dave Weinbaum
A persistência, principalmente, pode substituir muitas vezes o talento que falta. Continue e se alie a pessoas que possam te agregar. A persistência pode substituir a genialidade, pois cedo ou tarde sua vivência começará a te trazer respostas e idéias: as pontas das linhas sempre se encontrarão. A persistência pode até mesmo substituir uma educação formal (não que você deva parar de estudar), pois ao persistir você adquire mais experiência e o hábito traz excelência.
Pessoas recém-formadas chegadas agora ao mercado não tem hábitos, ainda entrarão na rotina, rotina essa que você já está. Logicamente ter todos os atributos seria o ideal, mas com certeza você conhece muita gente com talento e falida, muitos gênios frustrados e muitos diplomados engavetando seus sonhos. Por quê?
Precisamos achar onde nossos mais profundos sonhos se encontram com as necessidades do mundo lá fora e a partir daí, construir uma finalidade, uma solução, algo que você se coloque a trabalhar na direção do que se quer e não pare até chegar lá. Após chegar, vá além!
Busque apoio aos seus ideais, valorizando as amizades e a família – que por mais que torçam o nariz para esse seu cotidiano “suicida”, eles serão sempre seu apoio nas horas difíceis e, se confiarem na sua persistência, irão te empurrar para frente e te alicerçar.
E se caso desistir ainda for sua opção, saiba como desistir. Não coloque pontos finais. Deixe as portas abertas para um recomeço, mantendo seus contatos vivos, se aprimorando, alinhando novas idéias e recomece quando quiser. A desistência só irá existir quando seu coração empreendedor não bater mais, quando você doar ele de bandeja para alguma empresa ou concurso público que saiba o que fazer com ele melhor do que você.
Acredite nos desdobramentos positivos, nos enganos, nos acertos, nas surpresas e nas frustrações contidas na sua estrada empreendedora. Persistir é um hábito. Empodere seu sonho.