Ser voluntário é uma tarefa difícil e árdua, é para poucos! Sabe por quê? Porque para ser voluntário é preciso se conhecer muito bem. Sim, antes de escolher a atividade a desenvolver, você tem que refletir porque fazer isso e qual a mudança que isso vai gerar para você e para o outro.
Não se esqueça: seja muito sincero consigo mesmo nessas horas!
De acordo com a pesquisa do voluntariado realizada em 2011, 1 em cada 4 brasileiros faz ou fez trabalho voluntário e em todos os casos resultou em bem estar.
Alguns benefícios são claros para quem é voluntário:
- É fácil encontrar quem precisa de ajuda;
- Você que define o tempo de atuação;
- É uma boa maneira para treinar o que aprendeu – ou colocar em prática algo que gosta muito e nunca teve a oportunidade de trabalhar;
- As empresas têm valorizado os profissionais que encaram desafio e oportunidades como o voluntariado;
- Sentir que seu trabalho ajuda alguém.
Se você é corajoso o suficiente, mas ainda não sabe como embarcar na onda do voluntariado, é simples! Veja alguns sites que podem te orientar:
Atados – Juntando Gente Boa
O Atados é uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O fortalecimento dessa rede e a mobilização de voluntários ampliam o impacto das organizações e transformam pessoas e comunidades.
Eles querem unir, transformar e harmonizar as relações. Eles querem criar uma cultua do voluntariado e têm propostas ótimas. Você também pode fazer parte dessa rede: site e facebook.
Centro de Ação Voluntária
“Promover o voluntariado é, sobretudo, qualificar a relação entre as pessoas respeitando as diferenças e garantindo mais qualidade de vida para todos os envolvidos.”
Eles valorizam a intenção, os valores e o conhecimento de cada um e como isso pode ser aplicado da melhor maneira. Para isso, eles fazem palestras sobre o trabalho voluntário (direitos, deveres…) e deixam uma equipe à disposição para a procura da melhor vaga. Sim, é ótimo! Procure o CAV da sua cidade e se informe sobre as possibilidades de trabalho voluntário.
Rede Brasil Voluntário
A Rede surgiu de uma ação dos Centros de Ação Voluntária no Brasil. A expectativa é contribuir para um impacto mais efetivo do voluntariado na sociedade brasileira, potencializando os esforços que acontecem diversos estados do Brasil.
A Rede Brasil Voluntário é um exemplo de rede social formada por organizações com objetivos comuns, que guiará ações, discussões e troca de informações, aumentando o resultado da soma das ações realizadas e beneficiando ainda mais pessoas. Veja mais no site.
Voluntários Online
Surgiu em 2008 com o objetivo de ser o elo entre pessoas dispostas a exercer o voluntariado e ONGs que precisam dessa ajuda.
O Portal Voluntários Online é uma ferramenta que possibilita o encontro na internet entre pessoas dispostas a ajudar e organizações que precisam do voluntariado. Hoje o VOL conta com mais de 50 mil voluntários cadastrados e 700 ONGs em todo o País.
Conheça mais e seja um voluntário.
Portal do Voluntário
O portal é uma rede para unir todas as informações sobre voluntariado que você precisa. Ele surgiu de uma parceria com a Rede Brasil Voluntário.
Veja mais e inscreva-se.
E as empresas?
Bom, todos os sites anteriores têm dicas de como envolver seus funcionários e sua empresa no trabalho voluntário. Além disso, o blog V2V fez um manual de como engajar seus funcionários no Dia do Voluntariado. Confira e aproveite!
Dia Nacional do Voluntariado
Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, pelo então Presidente da República, José Sarney, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. O dia 28 de agosto é celebrado anualmente.
Perfil do Voluntário no Brasil*
Idade: 39 anos.
Sexo: 53% são mulheres.
Classe social: 43% da classe C, 40% da A e da B e 17% da D e da E.
Trabalho voluntário: média de 4,6 horas por mês.
*Fonte: Ibope Inteligência e Rede Brasil Voluntário.