Como muito bem abordado pelo #causador Nailton Cazumbá no artigo “A profissionalização no Terceiro Setor“, capacitar-se e manter-se atualizado na atuação do Terceiro Setor deixou, a tempos, de ser luxo, agora trata-se de necessidade. Não há mais espaço para amadorismo, os recursos estão cada vez mais disputados e a cobrança pela transparência vem exigindo a qualificação não apenas dos gestores, mas de toda a equipe envolvida desde a elaboração do projeto, passando pela captação de recursos, execução, monitoramento e avaliação.
Uma alternativa à falta de recurso ou incentivo para investir na capacitação dos envolvidos trata-se do ensino à distância (EAD), mais especificamente dos inúmeros cursos, até mesmo de extensão, que são ofertados por ministérios, fundações, universidades, entre outros, de forma gratuita e com certificação. E é sobre algum destes que conversaremos agora.
Em relação a qualificação da discussões relacionadas as políticas públicas sociais, como também ao controle social, o Tribunal de Contas da União vem oferecendo o curso “Controle Exercido por Conselhos de Assistência Social”, através do Instituto Serzedello Corrêa, com um excelente e completo material de estudo.
Ainda quanto ao controle social, e ao acesso a informação, a Controladoria-Geral da União, vem ofertando com regularidade estes cursos, tanto para servidores quanto para os cidadãos. Confira aqui. Destaco que ambos possuem certificação.
Já o Instituto Legislativo Brasileiro disponibiliza em sua página aproximadamente 30 cursos, entre eles: introdução ao orçamento público, orçamento público avançado, doutrinas políticas, licitações e contratos, e muito mais. Os cursos disponíveis e suas metodologias podem ser acessadas aqui. Mais um instituto que ao final emite certificado.
A Escola Aberta do Terceiro Setor igualmente esta mantendo com regularidade a oferta de cursos, como de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos e Agente do Terceiro Setor, ambos com certificação, podendo ser acessados aqui.
Várias são as oportunidades, apenas precisamos ficar atentos nas divulgações, na nossa rede de contatos, e inclusive aqui na #nossacausa. Por fim, vale destacar que como alguns cursos são autoinstrucionais, para o sucesso do aprendizado, indispensável se faz a dedicação e o empenho do aluno, para que reflita na prática o conhecimento adquirido.