Agora que você já sabe a importância de propósito para o marketing da sua organização vejamos os primeiros passos antes de começar uma estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração) e trazer mais interessados em apoiar sua causa:
Você já identificou o seu propósito?
Essa provocação não foi feita à toa. É essencial você ter isso claro e alinhado com todos seus os colaboradores. É a forma de trazer à tona a essência da sua causa e encantar a quem você apresenta, provocar arrepios, lágrimas e admiração pelo seu trabalho.
A sua organização tem missão, visão e valores?
Você sabe onde a sua organização quer chegar? A sua missão está alinhada com o seu propósito? Os seus colaboradores compartilham os mesmos valores da organização? Em caso positivo, todos saberão onde sua organização quer chegar, qual o impacto que deve gerar e como devem se comportar para atingi-lo.
Você tem um plano de negócio?
Como alguém vai apoiar a sua organização se você não sabe quem é o seu público? Quais são suas soluções para os problemas que sua a organização quer resolver? Quais são seus projetos, produtos e serviços? O que a sua organização entrega à sociedade ao realizar um trabalho? Se você quer que pessoas e empresas doem para a sua organização, o seu negócio deve estar claro para você e seus colaboradores.
Bom, agora que você já sabe a base dessa estratégia, o próximo passo é colocar em prática o Inbound Marketing, a grande chave de tudo isso, pois ele consiste em utilizar qualquer tática de marketing para atrair o interesse do seu público, em vez de comprá-lo.
Este trabalho é um método que consiste em construir uma comunicação direcionada para o cliente perfeito, através da produção e compartilhamento de conteúdo rico, trans(formando) este cliente perfeito em um fã da sua causa.
[highlight]Leia também: 5 dicas para criar um negócio de impacto social[/highlight]
Como fazer isso? Existem várias etapas:
Quem é o cliente perfeito da sua organização?
O que quero dizer é: quem são essas pessoas? Quais são suas características? O que elas podem consumir da sua organização? Quais são seus interesses? Seus medos? Suas dificuldades? Sua faixa etária? São homens? Mulheres? Não adianta nada você ter uma causa se não há pessoas para apoiá-la. Por isso, é necessário ter essas informações para sua comunicação ser totalmente direcionada a elas.
Se a sua organização fosse uma pessoa, quem ela seria?
O conteúdo institucional do site, os artigos produzidos para o blog, os posts criados para as redes sociais, os e-mails marketing disparados aos apoiadores e os materiais de apresentação utilizados em reuniões, possuem uma personalidade? Criar um personagem para a sua organização permite humanizar a conversa com o cliente perfeito, utilizando uma linguagem que aproxime e traga mais empatia.
Vamos exercitar. Imagine que a sua causa seja animal e os seus clientes perfeito são pessoas apaixonadas por animais, que defendem todos os direitos desses bichinhos. O seu personagem poderá ser uma mulher na faixa de 30 anos, que é formada em veterinária, vegetariana, ativista social, que incentiva uma alimentação saudável e que dá dicas de cuidados para os peludos. E o resultado disso? Mais empatia com a sua organização. Mais clareza do seu propósito. Procure se comunicar de forma que as pessoas não tenham medo da sua organização, mostre que por trás dela existem pessoas com os mesmos objetivos.
O cliente perfeito está em quais canais?
Estar presente no meio digital é fundamental para que a sua organização seja vista e lembrada. Para aparecer, você deve se comunicar com frequência em canais que o seu cliente perfeito esteja inserido. Os principais são: Facebook, Instagram, LinkedIn, blogs e e-mails marketing.
Dica: valide o seu discurso apresentando-o à sua organização, para os seus colaboradores, no recrutamento de novos membros e, principalmente, em eventos. Se houver boa compreensão, você terá mais facilidade para se comunicar através desses canais.
Ótimo, e agora já posso partir para a ação? Ainda não. É agora que vem a grande sacada desse método. Você vai construir a jornada de compra deste cliente perfeito, ou seja, as fases do processo desde o interesse até a fidelização dessa pessoa. Mas esse é um conteúdo que vale mais uma explicação detalhada, por isso indico que você leia o eBook Jornada do Doador e assista ao webinar Marketing Digital no Terceiro Setor.
Mãos à obra!