A questão da imigração e das fronteiras globais foi um dos assuntos mais debatidos e comentados em 2015. Estima-se que se somado somente o número de refugiados, deslocados ou solicitantes de refúgio, a população obtida teria tamanho o suficiente para ocupar a posição 24ª nação mais populosa do mundo. Nos últimos meses, foram muitas as notícias de naufrágios, mortes, tentativas de imigração ilegal, programas de recebimento de refugiados e imigrantes lançadas por governos de diferentes países. Somente em Curitiba, são mais de 2.500 haitianos recém-chegados, em busca de melhores condições de vida. Sem contar as centenas de outras nacionalidades também representadas nas ruas da cidade.
[highlight]Veja também: Mares de refugiados[/highlight]
Acompanhando o crescimento da imigração, também tornaram-se mais fortes movimentos de apoio e repúdio a imigrantes e refugiados no Brasil e especialmente fora dele. Milhares de casos de xenofobia foram registrados no planeta. Cenário reforçado pelos recentes ataques terroristas. Ao mesmo tempo que concretiza-se a cada dia mais a tendência de uma grande aldeia global, novas fronteiras de separação erguidas, com algumas medidas diplomáticas e, principalmente, com muitas ações que passam pelo preconceito, intolerância com a diversidade cultural, muitas vezes traduzido em agressões verbais e físicas aos imigrantes, na nossa cidade e em diversos pontos do planeta.
Global Talks
Para tentar dar um basta na xenofobia, na violência e na intolerância e, principalmente, enaltecer o valor da diversidade cultural e a igualdade entre povos, nasce em Curitiba o Global Talks – uma rede internacional de eventos com o objetivo de apresentar novas culturas e sensibilizar a população local ao respeito, empatia e apoio àqueles que vem de fora.
Os encontros são noites de palestras, sempre com a apresentação de 7 imigrantes de diferentes países, em diversas cidades do planeta, apresentando novas culturas e sensibilizando a população local ao respeito, empatia e apoio àqueles que vem de fora.
O lançamento dessa rede será em Curitiba, no dia 17/12, às 19h50, em alusão aos 195 países reconhecidos em documentações da ONU, e contará com a apresentação de 7 imigrantes dos seguintes países: França, Haiti, Irlanda, Síria, Angola, Paraguai e Congo, todos residentes em Curitiba.
Nas palestras, com duração de 10 minutos, os representantes contarão suas histórias de vida e apresentarão 24 imagens pessoais para o público. O encerramento está previsto às 21h30. As palestras acontecem no Teatro Paiol e a entrada é gratuita, mediante cadastro na página oficial do evento – www.globaltalks.co. Todos os presentes são convidados a contribuir com a doação de 01 livro em bom estado, que deve ser entregue na portaria do evento.
A primeira edição do Global Talks, realizada em Curitiba, conta com o apoio da A Grande Escola, Abra a Janela, Fundação Cultural de Curitiba, Gazeta do Povo, Nossa Causa, Prefeitura de Curitiba, Rede de Estudantes de Intercâmbio de Curitiba e The Youth.
[highlight]Veja também: +Cultura: Pequena Abelha[/highlight]
Global Talks • 17/12 • 19h50 • CuritibaO que precisamos fazer para aceitarmos uns aos outros: entender que somos diferentes ou que somos iguais?Participe do Global Talks, um encontro que une povos, através de histórias de imigrantes que foram parar em outro canto do planeta. É dia 17 de dezembro. Inscreva-se: www.globaltalks.co
Posted by Global Talks on Segunda, 7 de dezembro de 2015
Participe
Global Talks – Edição de Lançamento em Curitiba
7 palestas, com 7 imigrantes de 7 nacionalidades diferentes
Data: 17/12/2015 (quinta-feira)
Horário: 19h50 às 21h30 (portões abertos a partir das 19h30)
Local: Teatro Paiol – Largo Prof. Guido Viaro, s/nº – Prado Velho – Curitiba/PR.
Ingressos: gratuitos, mediante cadastro no site.
Informações: www.globaltalks.co ou www.fb.com/globaltalks.co
Fonte: Global Talks