Quando falamos em produtos sociais podemos separá-los em duas categorias:
1) produtos ou serviços que, por meio de repasses ou apoio a instituições, geram um impacto social positivo, ou
2) produtos ou serviços que têm como objetivo resolver problemas sociais específicos, como dispositivos tecnológicos acessíveis para pessoas com deficiência, produtos ecológicos que reduzem o impacto ambiental, entre outros exemplos.
Em ambos os casos esses produtos são desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão social, reduzir desigualdades e evidenciar causas.
Os produtos sociais abrangem uma ampla variedade de áreas e setores, podendo ser desenvolvidos por organizações da sociedade civil, empresas sociais, empreendedores sociais ou mesmo por empresas tradicionais que buscam agregar um valor social à sua marca ou produto.
Pensando em dialogar sobre o primeiro exemplo, hoje vamos falar sobre os produtos sociais cuja venda fortalece causas ao gerar doação para OSCs.
O que são os produtos sociais?
Certamente você já teve alguma experiência de “compre-e-doe” ao adquirir um serviço ou produto. Essa prática pode assumir diferentes formatos, como a doação de uma parte do lucro arrecadado, um percentual da venda ou a comercialização de um produto desenvolvido por uma ONG, entre outras possibilidades.
Mas o que faz um produto social não é somente a intenção das marcas (ou cobrança do público) em colaborar com as causas sociais. É fundamental que valores humanos e direitos sociais estejam associados à produção e promoção desses produtos. Por isso, além de gerar um impacto positivo, toda a cadeia que envolve um produto social deve ser respeitada, como fornecedores, produtores, instituições e consumidores. É preciso atenção ao impacto ambiental e a diversidade de pessoas envolvidas não só com o produto social, mas também com os valores e histórico da marca relacionada.
E por último, e não menos importante: a transparência na comunicação e na prestação de contas é crucial em um produto social. Afinal, só é possível avançar na cultura de doação quando as pessoas se sentirem cada vez mais seguras e estimuladas a ajudar com o próximo.
Cultura de Doação e Consumo Consciente: conheça o Guia MOL de Produtos Sociais 2023
Cada vez mais empresas são pressionadas e estimuladas a reduzir impactos de produção e colaborar com a construção de uma sociedade melhor. Em paralelo, as pessoas estão cada vez mais dispostas a repensar o consumo e ajudar o próximo. Aliar esses dois mundos é o que traz propósito aos produtos sociais.
Pensando em dialogar com todos os fatores levantados e apontar os melhores produtos sociais a uma demanda de consumo cada vez mais consciente, o Instituto MOL lançou o Guia MOL de Produtos Sociais 2023.
Para as marcas, unir consumo e doação é uma estratégia eficaz para fortalecer valores, se engajar em causas sociais e aumentar a aproximação com seu público. Já para consumidores dispostos, como afirma o próprio Instituto, ao comprar um produto social a “causa entra no pacote” e a boa ação já se faz na aquisição.
Com isso, o objetivo do guia é ampliar o consumo com propósito social, proporcionando às pessoas adeptas ao consumo consistente e público geral um guia com os melhores produtos compre-e-doe à venda no mercado brasileiro.
Nesta 2ª edição do Guia MOL de Produtos Sociais, foram avaliados 60 produtos sociais comercializados em 2022, de diferentes marcas e setores, classificados em um ranking de 1 a 5 estrelas.
A novidade deste ano é a formação de um júri composto por profissionais de diversas áreas do mercado como marketing, publicidade e tendências. Uma equipe super qualificada que elegeu os melhores produtos sociais de 2022 a partir de 5 categorias: ano todo, sazonal, terceiro setor, negócio social e transacional. O foco da pesquisa segue sendo as práticas de comunicação e transparência dos produtos sociais, uma expertise do próprio Instituto MOL.
Se informar para consumir já é um grande passo para transformar nosso estilo de vida. Poder conhecer melhor produtos sociais e as iniciativas por trás deles é mais uma oportunidade de se engajar por um consumo cada vez mais consciente e colaborativo.
Acesse a página do Instituto e baixe o Guia MOL de Produtos Sociais 2023.
Conheça o Instituto MOL
O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desde 2020 engaja pessoas e empresas a doarem mais, melhor e com propósito. Por isso acreditam na promoção de produtos sociais como forma de aliar o consumo consciente à cultura de doação.
O Instituto foi fundado em 2020 pela Editora MOL, conhecida como a maior editora de impacto social do mundo, que em 15 anos já doou mais de quase 60 milhões de reais a centenas de ONGs e projetos sociais e é referência em produtos sócio-editoriais.