Atualmente a inovação social e tecnológica no Terceiro Setor surge com a busca pela solução de problemas sociais, através de novos princípios, metodologias, mídias e tecnologias, ou ainda, processos desenvolvidos para atendimento das necessidades sociais, de um grupo, comunidade, ou da sociedade em geral ampliando o impacto social positivo que já realiza.
Um exemplo de como o trabalho voluntário ganhou destaque, é a quantidade de voluntários presentes na organização e desenvolvimento na Copa do Mundo da Fifa no Brasil, cerca de 3 mil voluntários em cada cidade. Desta forma, devido o seu vasto crescimento a sociedade percebeu a necessidade de inovar buscando alternativas aos mais variados problemas sociais.
As grandes características da inovação tecnológica são o ambiente competitivo, a sigilosidade e o lucro econômico. Por outro lado, a inovação social apresenta como principais características o desenvolvimento de uma solução a um problema social coletivo, sendo disseminada para diferentes comunidades e regiões, ou seja, tornando-a de domínio público, e o resultado esperado é a solução do problema social.
Com inovação social surge o empreendedorismo social, que dita tendências e apresenta soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais. Dizer que o primeiro é preciso identificar um problema para depois desenvolver a solução. Isso pode dar a direção errada aos empreendedores de negócios de impacto social, porque eles tendem a procurar problemas que são importantes para si mesmos. Por isso, é comum esses empreendedores definirem carências muito genéricas para atacar – como a falta de saúde ou a educação de má qualidade – e desenvolverem soluções a princípio inovadoras, mas sem olhar para o que os potenciais beneficiários já estão fazendo.
Por meio das ações de empreendedorismo social, as organizações conseguem fornecer produtos e serviços a comunidades que eram marginais ao mercado. Contribuindo assim para a economia a partir da fomentação de um novo mercado, e o mais importante, atendendo as populações e seus anseios, não só os de consumo, mas também os anseios que dizem respeito às necessidades básicas da população, como serviços de saúde, educação, moradia, entre outros. Esses resultados são reconhecidos e incentivados por premiações, como por exemplo o Prêmio Laureate Brasil.
Independentemente da forma ou fenômeno que produza a inovação social, tecnologias sociais ou empreendedorismo social, os resultados serão importantes vias para o crescimento, desenvolvimento local e bem-estar social.
Fonte 1.
Fonte 2.
Fonte 3.
Fonte 4.
Fonte 5.
Fonte 6.
Fonte 7.