A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une. – Milton Santos
Em dezembro de 2013 encerrei dois ciclos bem importantes: o lançamento de dois grupos com os quais trabalhei ao longo de alguns meses exatamente para a consolidação.
No dia 13 de dezembro de 2013, no evento Tarde Delas, lançamos o Centro de Referência da Mulher Empreendedora, o CREM, resultado de mais de um ano de trabalho junto com o meu sócio na Sustenta, Gabriel, e um grupo de mulheres oriundas do Programa 10.000 Mulheres, realizado em Belo Horizonte via Fundação Dom Cabral. Por também fazer parte de um programa da FDC, o Dignidade, no ano passado tivemos a honra de conhecer essas mulheres, que desejavam algo mais para elas e para suas colegas.
No dia em que sentamos para conversar sobre isso, oficialmente, vi que compartilhávamos um sonho muito claro: juntos somos – sempre – mais.
O CREM nasce para representar e fortalecer mulheres empreendedoras, criar melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, e dar apoio não só a empreendedoras já consolidadas no mercado como às mulheres que querem começar a empreender, inclusive como Micro Empreendedoras Individuais (MEI).
No dia 17 do mesmo mês, lançamos, em Divinópolis, a Rede de Referência Divinópolis Sustentável e a página do Facebook Divinópolis Sustentável. O grupo se definiu autonomamente como resultado de uma iniciativa do Projeto Cooperação para uma Cidade mais Sustentável do Arranjo Produtivo Local de Fundição de Divinópolis, Itaúna e Cláudio (MG), uma ação prevista pelo Programa de Apoio à Competitividade de APLs do Estado de Minas Gerais, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e realizado em parceria com o SEBRAE Minas Gerais, Sistema FIEMG e com o Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG). Esta iniciativa foi executada por meio da consultoria Herkenhoff & Prates, que me chamou para realizar com eles esse trabalho.
Após três meses de trabalho, o grupo super qualificado, engajado e interdisciplinar, de cidadãos de 30 a 70 anos, consolidou-se como a Rede de Referência, cujo papel é articular e movimentar ações que levem ao desenvolvimento sustentável do município, através, principalmente, da mobilização social ao redor da fiscalização de ações já existentes (como o contrato com a COPASA para a revitalização do Rio Itapecerica), da proposição de campanhas de postura, do compartilhamento de boas práticas existentes e da realização de estudos e pesquisas locais. Todo esse planejamento foi consolidado em um Plano de Futuro (disponível aqui) e está sendo executado desde janeiro de 2014. Várias parcerias institucionais já se consolidaram enquanto o grupo vem tecendo as tramas dessa nova rede.
E aqui está a minha maior alegria na comemoração dos ciclos desses dois grupos, o CREM e a Rede de Referência Divinópolis Sustentável. Em ambos os casos, estamos falando de propostas NOVAS: novas formas de se atuar por causas antigas, novos pontos de vista, novos relacionamentos, novas percepções.
Quando vejo que grandes possibilidades de transformação social e de andarmos alinhados à execução das nossas causas encontram espaço para se realizarem no encontro das pessoas, no engajamento coletivo e no compartilhamento de causas, visões e de muito trabalho, me encho novamente de esperança.
Causas nossas são mais poderosas que causas individuais, pois atendem demandas de muitos. O grande lance está na gentileza e na atenção à empatia para conseguirmos, lado a lado, mantermos a atenção no que nos une, mais do que no que nos afasta. Juntos somos mais.