Como a gente ama e respeita o trabalho desses profissionais que são praticamente nossos pais, resolvemos escrever esse artigo como homenagem e também uma forma de disseminar conhecimento sobre educação. Confira um filme delicioso, que vai te fazer refletir sobre o assunto:
O que traz boas novas
Ganhador de mais de 28 prêmios internacionais, o filme de Philippe Falardeau arrancou elogios por onde passou. O que traz boas novas (Monsieur Lazhar, 2011), discute o papel do professor: educar ou ensinar? Tratando de temas sensíveis como morte, perdas, injustiças e preconceito, o filme muda de olhar no decorrer da narrativa e nos faz ver os problemas em outras dimensões.
Pensando no importante papel do professor, separamos duas iniciativas que podem ajudar e orientar de um jeito bem legal. Conheça:
Gente de Bem
Sim, tem um pessoal preocupado com o desenvolvimento dos professores. O Gente do Bem é uma organização que alia o discurso a prática, desenvolvimento pessoal e profissional. A estratégia é fazer com que o profissional se questione, tornando-se mais seguro e preparado para conseguir ir além. O atendimento é personalizado dependendo da necessidade da escola e do profissional.
A formação em educação integral está sendo muito importante, pois comecei a entender a importância de saber cuidar de mim para poder cuidar do outro, do respeito comigo para poder respeitar o outro e também da necessidade do vínculo com o educando para poder obter melhores resultados nas nossas propostas pedagógicas.
Sonia do R. Santos
Prof. do Colégio Estadual “Carlos Alberto Ribeiro”
No site você pode conhecer mais sobre o trabalho, os resultados e as parcerias. É um trabalho bonito demais pra ficar em silêncio.
Porvir
Conteúdo muito legal e fácil de se apaixonar. O Porvir é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que promove a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais, com o propósito de inspirar políticas, programas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.
Como todos temos um pouquinho de professor, que esse conteúdo nos ajude a abrir portas e melhorar cada vez mais. Conheça o site.
“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.” Rubem Alves