“Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nessa vida!”
Sogyal Rinpoche
Talvez por ser tão simples, acabamos nos complicando com a meditação. A prática diária nos leva para a nossa verdadeira essência, para um estado de silêncio interno sem as atribulações do dia a dia e nos permite ser quem realmente somos, pois estamos despidos das diversas máscaras sociais que utilizamos para viver.
Por isso deveria ser algo tão comum quanto tomar banho ou dormir, afinal, nos tira do modo “deixa a vida me levar” e nos possibilita uma limpeza de toda a ignorância interna.
Esse vídeo do Lama Padma Santen nos mostra como meditar é uma tarefa simples e está acessível a todos, basta praticar.
E quem é Lama Padma Santen?
Ele é físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. Em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com sede em Viamão (RS) e centros de prática e retiros em todo o país.
Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor. Desde então, Padma Samten viaja pelo Brasil para oferecer palestras, retiros, estudos e práticas que integram os ensinamentos budistas e o treinamento da mente à vida cotidiana e às diversas áreas do saber, como educação, psicologia, economia, administração, ecologia e saúde.
Sobre o vídeo
É possível que você ache o vídeo longo, parado e cansativo. Diante disso, se pergunte: o vídeo está lento ou eu que estou acelerado? Porque parar 24 minutos do seu dia para pacificar a mente sem distrações pode ser mais difícil do que 24 minutos de um seriado de comédia, mas as vantagens duram bem mais do que isso.
Se você quiser, pode usar esse vídeo de 4’50” até 16’00” como uma meditação guiada: você dá play, senta e vai ouvindo e testando as instruções para se familiarizar com sua própria mente e energia.
Confira o vídeo:
Dicas
1. Comece com períodos curtos, 5 a 10 minutos, por dia. A regularidade é mais importante que o tempo.
2. Não faça da prática um castigo. O seu corpo vai reagir melhor se você começar a se alongar, praticar exercícios como a yoga e melhorar a alimentação.
3. Convide os amigos e divida experiências!
4. Procure centros de práticas e grupos de estudos sobre o tema.
5. Baixe o aplicativo 5 minutos, eu medito. Ele pode te ajudar no começo.
Veja também:
Meditação na rua resgata interação com a cidade