Em Minas Gerais, a aproximadamente 40 km de Belo Horizonte, encontra-se a segunda maior floresta de Mata Atlântica do estado e a mais resguardada extensão de cangas ferruginosas do Brasil, a Serra do Gandarela.
Localizada entre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, em meio aos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito, a Serra do Gandarela está correndo sérios riscos de degradação do seu bioma natural, por causa da extração desmedida da mineração que tem ocorrido nessa região.
Gandarela está em risco pois seus biomas naturais de Mata Atlântica e vegetação rupestre estão sendo degradados junto ao seu amplo manancial que é de extrema importância para Minas Gerais: Bacias Hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.
Devido a isso, visando a sustentabilidade e a conscientização da sociedade para esse fato, a campanha “Plante Uma Árvore” está sendo semeada desde novembro de 2012. Até agora, esta causa conquistou o apoio de mais de 300 blogueiros de todo o Brasil, alcançando também a mídia televisiva através da Rede Super de Televisão, guest post em sites como SOS Mata Atlântica, Instituto Brookfield e Instituto Estrada Real, mídia espontânea na Revista Bicicleta e matéria publicada no portal da Globo.com no programa Terra Da Gente, da Rede Globo de São Paulo.
Acompanhe o mapeamento das áreas dos plantios realizados, as fotos do último plantio, o vídeo sobre uma das etapas do plantio e a entrevista com a fundadora da campanha.
Mais de 300 parceiros abraçaram essa causa e tornaram admissível a concretização dos plantios de mudas nativas em nome deles nas áreas devastadas da Serra do Gandarela, pois toda divulgação da campanha se transforma em uma muda nativa plantada pela própria floricultura Belo Horizonte Ikebana Flores.
Além da campanha, a floricultura está doando mudas do cerrado. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.