Uma revolução foi iniciada no planeta e ela não vem de grandes escalões, comandos ou cortes. Parte de pessoas como eu ou você e ganha o nome de trabalho voluntário. Esse processo é simples, ajuda e alimenta quem pratica e quem participa. É gente de todo tipo vendo que o cooperativismo vence qualquer barreira e a revolução sempre começa com um pequeno passo nosso.
Por isso, que tal pensar em um trabalho voluntário para 2015? Vai tomar quantas horas por semana você achar necessário, tendo que cumprir com o que seu coração manda e colocando em prática o que você mais gosta de fazer. A hora é de pensar “como posso servir?” ao invés de “como posso ganhar?”.
Como começar?
A gente já viu que ficar de braços cruzados reclamando não muda nada, certo? Em 2014 vimos muita inquietação por aqui. Muitos projetos que mudaram muita coisa a sua volta por um bem maior. Um deles foi o Caçadores de Bons Exemplos, que nos indicam instituições que andam praticando o bem e mudando o que podem em todo o Brasil.
Além disso, quem doa não é bonzinho e está só em favor dos outros. É uma atividade em favor de si mesmo, também. Os trabalhos voluntários tem grande peso no currículo e na vida pessoal. Você pode conhecer a história da jovem arquiteta que encontrou no LinkedIn Marketplace uma vaga que mudou a vida da instituição e a sua.
Se depois disso você ficou animado, separamos o Busca Voluntária e alguns outros lugares que podem te ajudar a começar um trabalho voluntário. Além disso, tem uma lista de filmes lindos e inspiradores para te fazer pensar em qual trabalho é o ideal para você.
Mas não se esqueça: é muito importante refletir e pensar o que você quer fazer, se comprometer com o trabalho, pesquisar, correr atrás e fazer valer! Que 2015 traga muitas oportunidades de conhecer caminhos diferentes dos seus.