O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue e do sistema imune. O problema é: a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil!
Pensando em reverter esse número, Michel Gomes e Marcos Ferreira lançaram a campanha A União Traz a Cura, que pretende ser um centro de apoio e orientação, unindo forças em prol dessa luta.
Daí a dúvida: como me tornar doador de medula? É simples:
- Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde poderá doar medula óssea.
- Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
- Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.
- Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
Semana Enzo Day
Em 2014, um rapazinho de 4 anos mobilizou uma cidade inteira. Ele usava uma armadura do homem de ferro e se chamava Enzo. A sua luta era contra a Anemia de Fanconi, doença rara que requer transplante de médula óssea para ser combatida.
Ele não sobreviveu, mas deixou um grande legado. Nessa semana, entre os dias 16 e 21 de março, acontece a Semana Enzo Day, com o propósito de angariar doadores de medula.
Além disso, é muito importante lembrar que se você já é doador, é preciso manter seu cadastro atualizado. Isso é feito de forma rápida e fácil pelo site do Instituto Nacional de Câncer. Se você ainda não é doador, veja aqui os locais para cadastro.