Quando você começa a lembrar das inúmeras situações que vivenciou este ano, mais especificamente como reflexos da COVID-19, você conclui que 2021 passou voando ou que as experiências ressignificadas impactaram em sua forma de acompanhar o tempo? Aliás, vamos fazer uma outra reflexão, como você consegue perceber os diferentes tipos de cansaço que impactaram a sua vida durante os últimos meses?
Estamos na reta final de mais um ano de pandemia. E estes últimos 31 dias de dezembro são um desafio, a cada minuto, às inúmeras atividades a serem encerradas neste fim de ano. Coletar dados de relatório, alinhar o planejamento 2022, encerrar o financeiro, comunicar as boas festas para os parceiros, pensar no recesso… São tantas coisas que precisam ser organizadas que, às vezes, parece que não vamos dar conta…
E neste contexto, uma palavra que com certeza já fez ou faz parte da rotina de todes nós é: CANSAÇO. Afinal, não foi um ano fácil.
Nos tornamos uma Sociedade do Cansaço?
Em 2010, Byung-Chul Han já falava sobre o cansaço no livro Sociedade do Cansaço. É claro que à época ele não poderia prever o cenário que o coronavírus trouxe às nossas vidas. Por essa razão, acredito que seu título, atualmente, precisaria de uma atualização, você não acha?
Podemos nos compreender como uma Sociedade da Esperança?
Em casa, e mesmo que com o privilégio de não precisarmos nos locomover, o cenário oscilou tanto, que com certeza inteiros não saímos dessa: recordes de mortes e infectados pela COVID-19, terceira dose da vacina, CPI da Covid, menor taxa de inscritos do ENEM, Juliette venceu o BBB, falecimento de celebridades (e familiares e amigues) queridas, abertura do comércio, liberação do abraço, a possibilidade de respirar em ambiente abertos sem máscara… Será que isso é 2020 ou 2021? Eu já me perdi.
Depois de anos tão incertos, 2022 tem a terceira dose de esperança e um pouco de receio… Apesar da expectativa para acompanharmos as novas programações de realities, vibrarmos muito com a Copa do Mundo acompanhado daquele encontro entre amigues, não sei se estou preparada ainda para uma aglomeração no carnaval e para as repercussões da eleição presidencial que nos aguarda (e promete ser bastante acalorada).
Mas calma, eu não quero trazer ansiedade neste texto, eu quero te fazer, na verdade, um convite para a reflexão e para a compreensão de que todos estes fatores, direta ou indiretamente, estão relacionados ao cansaço que habita em nós. ENTENDA AQUI QUE O PATRÃO FICOU MALUCO E DISSE QUE A META É RECARREGAR!
Entender as formas de cansaço é o primeiro passo para lidar com elas!
O descanso é necessário para que a gente consiga lidar melhor com todos os aspectos de nossas vidas. Mas para que possamos visualizar os principais pontos de atenção e dedicarmos o tempo e atividades necessárias para descansarmos, o primeiro passo é entender quais são os níveis de cansaço que podem nos acometer:
- Cansaço físico: aquele que a gente, após um dia que a gente agitou tanto o corpo, acabou doloride. Uma massagem cai bem, não?
- Cansaço mental: após aquela reunião longa de planejamento em que não paravam de dialogar e pensar em novas ideias. Que tal dedicar um tempo para algo que gosta? A gente até indica a conhecer nosso podcast da Jornada do Autoamor.
- Cansaço espiritual: quando ficamos muito longe do nosso propósito. Que tal se reconectar com você através de uma meditação?
- Cansaço emocional: bem comum neste período em que sofremos pressões de todos os lados e que resultam em ansiedade, depressão entre outros transtornos. Sugerimos que você procure um profissional da saúde para te guiar a lidar melhor com isso e com você <3.
- Cansaço sensorial: quando frequentamos ambientes com excesso de estímulos, sendo vários cheiros, luzes, cores, sons… Saudades? Sim! Mas se isso rolar procure um lugar mais calmo.
- Cansaço social: parece que a gente sente saudades deste, não? Mas não se engane! As redes sociais oferecem este gatilho. Em novas relações sempre há esforço em agradar e ser agradade. Busque sempre o autoconhecimento para entender suas qualidades, inseguranças e limites.
- Cansaço criativo: Ter ideias geniais podem trazer um ótimo status, mas tenha certeza que esta tarefa não tão simples pode render a você um esgotamento. Procure atividades do dia a dia para organizar as ideias novamente.
Cansou? Ai, eu cansei! Então vamos para o fim
Obrigada por fazer parte deste ano com a gente. Obrigada por termos unido as nossas forças. Mesmo com o cansaço, chegamos longe, porque caminhamos juntes! Que o próximo ano possamos conhecer mais a nós mesmes para que fortes e recarregades criemos mais ações causadoras.
Até 2022, ele já está aí!
Fonte: https://vogue.globo.com/Wellness/noticia/2021/05/voce-sabia-que-existem-7-tipos-de-cansaco.html