Giro Filantropia realiza edição gratuita em Maceió


Sabe quem é que leva o seu lixo separado até a reciclagem? Os cerca de 800 mil catadores que existem no país. São eles que coletam 90% do que é reciclado no Brasil. Eles são trabalhadores autônomos e sobrevivem com a venda do que coletam. Plástico e papelão por exemplo, valem cerca de R$ 0,20 o quilo e o vidro cerca de R$ 0,05 o quilo.
Então, se você tem algum material que quer reciclar mas não sabe onde levar, chama um catador. Nós recomendamos baixar o aplicativo CATAKI, que foi desenvolvido numa parceria com o PIMP MY CARROÇA, movimento que existe desde 2012 para dar mais visibilidade para esses trabalhadores.
O aplicativo é super simples de usar. Você se cadastra (pode ser via Facebook), coloca o seu endereço e o app aponta os catadores próximos de você. Aí você seleciona o material que precisa ser recolhido e combina com o catador a remuneração adequada pela coleta. Eles buscam desde papel e alumínio até móveis, entulho e eletrônicos.
Nós testamos o app no dia do lançamento do Verdes Marias e funcionou muito bem. Nós combinamos com o catador de ir recolher às 2 da manhã todo o lixo reciclável que o bar Guilhotina havia separado. No horário marcado lá estava o Gabriel com a sua carroça.
O Brasil produz cerca de 78 milhões de toneladas de lixo, mas só 3% disso é reciclado. Esse aplicativo é um jeito fácil de começar a reciclar o seu lixo em casa ou no trabalho, é só combinar com o catador.
*Texto originalmente publicado no blog Verdes Marias.
Giro Filantropia realiza edição gratuita em Maceió
Projeto Banho Solidário acontece em São Paulo
2ª Chamada da Teia da Sociobiodiversidade abre inscrições

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001