
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O domingo de sol recebeu manifestantes em 200 cidades do Brasil, reunindo 879 mil pessoas contra o governo da presidenta Dilma . Estive no protesto que aconteceu em Curitiba, em meio a selfies e gritos, observando os pedidos de impeachment e conversando com as pessoas para entender o que elas realmente queriam ali.
Em geral, existe um grande descontentamento – fala-se em crise política, econômica e social. Alguns pedem nova eleição, outros não sabem quem assume ou não enxergam outra liderança para o momento que o país vive, mas esperam que a Presidenta perceba que o povo está descontente e que algo precisa mudar logo.
O recado por mudança que vibra na voz dos que gritam e pulam nas ruas parece se desconstruir logo que a manifestação acaba. Quando questionei sobre o que podia ser feito além do ato, muitas dúvidas se franziam na testa dos entrevistados. Alguns falavam em conscientização, educação, participação política, mas nada de muito concreto.
Assumir nossa responsabilidade como cidadãos é o primeiro passo para a mudança. Ir às ruas é mostrar indignação e construir coletivamente um sentimento de mudança necessário, mas que deve ser mantido e prospectado.
Pensando que corrupção significa “usar meios ilegais para conseguir algo”, percebemos que esse ato vai além dos políticos. O debate de agora nos leva a sair do macro e pesar no micro: usar carteirinha de estudante falsificada, pagar um guarda para não levar multa, sonegar impostos ou dar gorjeta ao garçom esperando um atendimento melhor são pequenos atos de corrupção muito presentes e comuns no dia a dia.
É preciso mudar o pensamento, o jeito de agir pensando só em si e entender que vivemos em comunidade. É com colaboração mútua que conseguiremos transformar.
O 10 medidas contra a corrupção é uma campanha lançada pelo Ministério Público Federal (MPF), que pretende recolher assinaturas em todo o país para apresentar ao Congresso um projeto de iniciativa popular contra a corrupção e a impunidade. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas para apresentação do projeto.
Os 10 temas da campanha contra a corrupção são:
Para participar da campanha e baixar os formulários para recolher assinaturas, basta acessar o site www.dezmedidas.mpf.mp.br.
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001