“Setembro Amarelo” como forma de enfrentamento ao suicídio

Redação
2 de setembro de 2015
  • Geral
Compartilhe

Quando se trata de saúde pública, sabe-se que a prevenção de qualquer doença se faz com informação clara e objetiva. Por isso a importância do Setembro Amarelo, movimento mundial que objetiva conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão.

[highlight]Veja também: Precisamos falar sobre depressão[/highlight]

A necessidade de falar sobre suicídio está, principalmente, nos números. Em cada caso de suicídio, 6 à 10 outras pessoas são diretamente impactadas (familiares, amigos e colegas), sofrendo consequências difíceis de serem reparadas. Os números pioram: as estatísticas apontam que aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2.200 a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.

Para colocar o assunto em pauta e marcar o início de um diálogo, o dia 10 de setembro foi instituído como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Isso para mostrar que é possível tirar várias vidas do escuro e pensar em alternativas para tratar essa questão que é de interesse público, mas acaba ficando marginalizada e invisível.

[highlight]Veja também: +Cultura: Elena[/highlight]

Para participar da campanha nas redes sociais, você pode colocar a fitinha amarela na sua foto de perfil aqui e acompanhar a página do CVV no Facebook.

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.